sexta-feira, 23 de julho de 2021

O que é Internet? Bill Gates responde em 1995, no programa de David Letterman [pequena viagem no tempo]




O vídeo acima, O que é Internet?, foi indicação do colega e amigo André Planta, de Rio Grande [RS], Brasil e trata-se de entrevista de Bill Gates ao programa de David Letterman, no ano de 1995, em que responde indagações sobre uma nova tecnologia que estava surgindo e que o apresentador, em seu jeito peculiar de abordar os assuntos, com humor, fazia alusões à rede mundial de computadores [web] parecer em certas situações ao rádio, noutras ao cinema, noutras à televisão.
Brincadeiras à parte, toda nova tecnologia que surge, ela incorpra alguns alementos da que já existia. Assim foi com a televisão, incorporando não apenas elementos do rádio, como técnicas e profissionais, transpondo o universos das radionovelas e às telenovelas, os programas de auditório em teatros e transmitidos apenas por áudio, aos programas de auditório televisivos.
No princípio, a internet oferecia programação já pronta, sem interação, a chamada Web 1.0; na Web 2.0, houve a possibilidade de intergir em foruns, blogs, sites; na Web 3.0 a produção de conteúdo se popularizou, e blogueiros, youtubers, gamers etc, se consolidaram. A cada revolução tecnológica, novas formas de interação e produção mudam a própria forma de lidar com pessoas e equipamentos.
Como disse Letterman: "[...] É fácil criticar aquilo que se desconhece..."
Na verdade, a rede mundial de computadores se tornou a grande memória digital do planeta. Uma biblioteca universal, onde se pode acessar tudo, como falava Jorge Luis Borges em um de seus contos fantásticos. Um local onde todo o conhecimento pode ser organizado e encontrado com o simples clicar de teclar, passar de olhos, muito além do que Borges imaginou. Uma imensa Torre de Babel, de múltiplas línguas e culturas.
Diferentemente do que previu Marshall McLuhan, nos anos 1970, ao comparar a televisão como uma aldeia global, pela possibilidade de ver programas, filmes, jogos etc, além de locais físicos como teatros, cinemas, estádios etc. A Internet veio para ampliar essa ideia de aldeia, só que digital, interativa, colaborativa, cooperativa, em tempo real, em linha [on-line], permitindo trocas constantes de informações e conhecimento, além, é claro, de desinformação, Fake News etc. Assim como a faca de pão, não foi pensada para ser mais que um utensilio, podendo ser usada como arma; a rede mundial de computadores, em si, nada tem a ver coma Deep Web, um local soturno. Mas tudo depende dos usuários - termo utilizado no ambiente das drogas. Como uma droga,s e não for bem dosada, pode se tornar viciante, impactante, perturbadora. Mas a ferramenta em si, não é o problema, mas a utilização que se faz dela.
Com o surgimentod a 5G, depois a 6G, novas interações e possibilidades surgirão, nos jogos, na educação, nas profissões e tudo mais. Como Letterman, muito farão a crítica sem o devido conhecimento, ou sem a devida autocrítica... Cabe à sociedade estabelecer limites. E esse video serve para promover um pequeno debate em casa, na sala de aula, no trabalho...
Abaixo, o mesmo vídeo, em versão em tela cheia:



Para complementar essa ideia, segue outra indicação preciosa do meu colega e amigo Planta, referente notociário de TV, sobre a "Chegada do Celular ao Brasil":



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário