domingo, 11 de julho de 2021

Literatura Fundamental: A República, de Platão, entrevista com Roberto Bolzani, professor da Faculdade de Filosofia [USP]




O vídeo acima, A República, trata-se de entrevista ao canal UNIVESP com o professor Roberto Bolzani Filho, da Faculdade de Filosofia da USP, ao programa Literatura Fundamental, onde fala sobre a obra de Platão e a importância dela para a filosofia.
Uma das obras mais conhecidas e citadas, não apenas na Filosofia, "A República" traz em si o famoso Mito ou "Alegoria da Caverna" [em seu livro 7], que será revisitada pela filosofia, até a contemporaneidade, e não tão-somente por ela, como pela Literatura, o Cinema e as artes em geral. Basta lembra a trilogia Matrix e os realities shows que trazem em si o conceito estabelecido pelo filósofo grego há quase 2.500 anos. A caverna é a metáfora para a ignorância, enquando sair da escuridão simboliza atingir o conhecimento, a luz natural da sabedoria, representada pelo sol e não pela tocha artificial, projetando sombras nas paredes. Que a realidade proporcionada pelo mundo sensível [dos sentidos] é ilusório. Que o mundo inteligível [das ideias, do pensamento, da razão, do uso do pensamento racional, lógico, matemático, ético...] que permite se ver a realidade como ela é..., de forma gradual, já que a luz intensa do sol [do Conhecimento], precisa ser percebida em diversos estágios, até se atingir a sabedoria. Ou seja, uma formação de vida, atraves da educação.
De acordo com o prof. Bolzani, o livro "A República" contém as ideias de Platão sobre "O que é filosofia", "O que é o filósofo", além das ideias de ética, política, matefísica, teoria do conhecimento e justiça, do ponto de vista individual.
Para complementar esta postagem, recomendo também, do mesmo programa Literatura Fundamental, a entrevista com o professor Adriano Ribeiro Machado, do departamento de Letras da USP, que aborda o livro O Banquete, de Platão, em que é descrita mais detakhadamente a figura histórica do filósofo grego.



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário