segunda-feira, 26 de julho de 2021

A Caixa: animação sobre criaturas presas numa "caverna" enquanto uma delas parece estar fora de lugar [metáfora da educação bancária?]




O vídeo acima, The Box [A Caixa], é um incrível e provocador curta-metragem de animação esloveno, de 2017, como direção e roteiro de Dusan Kastelic, indicado via Twitter de Lise Schneider, em que tem como argumento que "A caixa está cheia de criaturas miseráveis, mas uma delas não pertence àquele lugar".
O curta do canal Omeleto, como bem descreveu Lise Schneider, quando me indicou esse curta-mentragem instigante, "Estamos perdendo a conexão com nossas raízes e quase que virando robôs, com as mentes funcionando de formas muito padronizadas..."
Ao assistir esse curta, a primeira coisa que me veio á mente foi a Educação Bancária, que forma mão-de-obra barata para o Mercado.
A Caixa seria a metáfora do próprio sistema, seja ele bancária, educacional, que tudo vem padronizado, standartizado...
Porém, o mundo mudou e esses tipos de criaturas encaixotadas, agindo como clones, sonoletas e sem luz ainda existem em locais em que não valorizam a criatividade, a autonomia, a liderança...
O curta inicia com uma jovem criatura que desperta no meio de outras criaturas adormecidas. Para esse jovem, tudo é magia, tudo é experimentação, com os outros e com o próprio corpo, fazendo batucada, som, dança, música. Mais que a luta entre o novo e o antigo, mas entre o inovador e o antiquado. Criaturas criativas nem sempre são bem vindas em Caixas conservadoras. Logo a criatura jovem e ágil descobre que não pertence a um mundo imóvel em que cabeças chatas não toleram cabeças redondas.
A intervenção do sistema vindo achatar cabeças que pensam diferente, que são divergentes, apagando sua luz é bem sugestiva e simbólica. Hoje, temos equipamentos que trazem em si conceitos como mibilidade, conectividade, portabilidade, colaboratividade e a educação precisa incorporar esses conceitos ao seu fazer pedagógico. Ou como sempre digo: novas tecnologias requerem novas metodologias de interação professor - aluno; professor - professor; aluno - aluno; escola - comunidade.
Por fim, a cena final é motivadora, quando a jovem criatura se desprende das raizes que o ligam àquele local, e consegue, subindo noutra criatura se elevar e fugir pela abertura onde passa a luz, saindo daquela Caixa. Uma releitura da alegoria da Caverna de Platão? Tudo indica.
Um ótimo audiovisual para promover debate e reflexão sobre educação, tecnologia, inovação...

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário