domingo, 18 de julho de 2021

A primeira tentativa: clipe que parece curta e que valoriza a importância do estudo, do esporte, da arte e da matemática em toda parte




O vídeo acima, The First Try [A Primeira Tentativa], é um belo clipe que parece um curta-metragem da banda Marble Sounds, em que a narrativa visual vai contando uma história através da palavra cantada.
Mostra a vida de um jovem responsável pela limpea de um ginásio de esporte e que enquando varre o chão, encontra uma solitária bola de basquete. Da primeira tentativa, sendo monitorado pelo segurança do prédio, às demais tentativa, uma frustração, pois não tem o talento natural para o esporte.
Entretanto, na segunda parte da história cantada, eis que surge um fato novo, e o jovem traz escada, fita métirca a passa a fazer cálculo de altura, distância, velocidade e tudo mais, e logo em seguida, através da elaboração de uma fórmula, eis que os arremessos seguintes passam a ser perfeitos, fazendo três cestas seguidas, para surpresa do segurança.
Um belo audiovisual para dinâmica de grupo, para tratar da importância do estudo, da dedicação, da observação, da formulação de ideias para o sucesso de uma empreitada. O esporte também pode ser uma ciência e cada vez mais os chamados "scouts" fazendo parte das grandes equipes, seja do basquete, volei, futebol e outras competições, a estatítica, a lógica,a mateática, assim como a arte, estão em toda parte. Valorizar o estudo, é tudo!
Da mesma banda, recomendo outro belíssimo clipe que se presta a reflexão sobre situação do cotidiano, na relação entre pais e filhos, chamado Leave a Light On [Deixe uma luz acessa], que é de uma delicadeza só e uma aula de pedagogia do afeto.



Dois audiovisuais que podem ser utilizados tambpem em oficinas de Produção Textual, tanto de leitura de mundo como de escrita criativa.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário