domingo, 4 de julho de 2021

Inesperado: divertida e encantadora animação canadense tratando das previsibilidades, imprevisibilidades e intertextualidades da vida, do clima e do amor




O vídeo acima How Unexpected [Inesperado, tradução livre], é uma divertida e encantadora animação canadense, cuja direção é de Sara Kim, e é produção do Vancouver Film School.
O audiovisual trata da previsibilidade das pessoas e imprevisibilidade do tempo, e vice-versa. Dois jovens se encontram diariamente numa parada de ônibus. A moça sempre precavida, morganizada com o traje adequado para o que virá; o moço, de forma despojada, vestido para o clima que aparente, sem estar preparado para o inesperado.
Encaro como uma pequena metáfora da educação, do professor que planeja, adapta-se às transformações do tempo e do espaço escolar, das mundanças tecnológicas e metereológicas, que investe em metodologia e didática para evitar imprevistos, e quando esse acontecem, está sempre preparado, como famoso plano B: se falta luz ou trava conexão da internet, use material impresso, livro didático, faça uma saída de estudos etc. Do outro lado, aquele que se repete, que não está preparado pras mudanças bruscas - seja na pandemia ou não -, que conta mais com a sorte e que improvisa, nem sempre obtendo o resultado satisfatório.
Além da vida, do clima e do trabalho, há o inesperado, no que tange o amor... Amigos ou colegas que, de repente, pela convivência, transformam-se em um casal, mas isso é outro tema, que depende da metereologia interior e da natureza humana de cada um. ;-)
Uma animação que promove um diálogo intertextual com o clipe Bad Day [Dia Ruim], de Daniel Powder, que o editor deste blog educacional já utilizou em suas aulas de Produção textual, leitura de mundo e escrita criativa, no projeto Clipe que parecem Curtas. Vejam link a seguir para a postagem com o referido clipe:

Dia Ruim (videoclip Bad Day com Daniel Powter)

Projeto Clipes que parecem Curtas

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário