segunda-feira, 5 de julho de 2021

Fragmentos: curta de animação para pensar habilidades socioemocionais




O vídeo acima, Fragmentos, é um curta-mentragem de animação que encontre nos vídeos correlatos do YouTube, cujo subtítulo indica: "para pensar habilidades socioemocionais".
A narrativa visual, sem diálogos, conta a história de uma jovem que sente-se fragmentada por causa da rejeição de quem com ela convive, sentindo mais do que na pele os efeitos dessa fragmentação, até que recebe um pequeno presente de uma figura simbólica e misteriosa que a faz se sentir una. A partir dali ela passa a retribuir aos que com ela convivem o poder da empatia, abraçando outras pessoas fragmentadas.
É uma animação simples, delicada e que remete ao autoconhecimento e que faz refletir justamente sobre as habilidade socioemocionais, como a Inteligência Emocional, a empatia, a alteridade etc. Habilidades essas que se referem à "capacidade de se relacionar com outros indivíduos e superar desafios de maneira saudável e equilibrada". Um fator essencial em qualquer relacionamento social.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário