terça-feira, 20 de julho de 2021

"Meninas, estudem!": Mais que uma palestra motivacional, uma lição de vida e de superação a partir do poder dos livros e da educação [literatura, música e filosofia]




O vídeo, Meninas, estudem!, descobri, primeiro no Linkedin [link AQUI] e depois nos vídeos correlatos no YouTube e trata-se de uma interessante palestra da professora e arquiteta Sílvia Carneiro, que conta um pouco de sua experiência de vida, a partir da perspectiva da paixão pela leitura, inciando com O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupery e Tistu, de Maurice Druon e o impacto que isso teve na menina que já foi, comentando que os livros são transformadores.
Sílvia disse que, quando criança, quis ser cientista, depois pensou em ser vendedora, estudar biologia, engenharia genética e artes plásticas, mas como engravidou cedo, teve que cuidar de gêmeos, enquanto o marido estudava direito, depois fez pós-graduações. Uma nova gravidez retardou o sonho de voltar a estudar.
Planos adiados, acabou lendo um livro transformador, intitulado "Mulheres que correm com os lobos", de Clarissa Pinkola Estés, uma analista junguiana, escritora e poeta, que escreveu um livro que falo sobre mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Neste livro, destaca o conto "A pele de foca", que é uma metáfora para a mulher que se transforma, mas volta às suas origens. Voltou a estudar após os 40 anos de vida, tornando-se arquiteta, depois emendando com uma pós-graduação, até transformar-se em professora.
Conforme apresentação do referido vídeo, feita pelo TED: "Silvia Carneiro explica como seu sonho de estudar a tornou uma grande mulher, mostrando que as dificuldades encontradas pelo caminho foram superadas pelo amor. 'A educação é a ponte para o futuro.' Arquiteta especialista em iluminação LED, com Pós Graduação em Iluminação e Design de Interiores e Master em Arquitetura & Iluminação. Lighting Designer e educadora, trabalha com projetos luminotécnicos e como consultora de negócios, inteligência estratégica de mercado e relacionamento com a indústria de iluminação no desenvolvimento de produtos e material técnico. Atua como professora em cursos de Pós Graduação em Iluminação e Projetos Luminotécnicos de diversos seguimentos."
Mais que um vídeo motivacional, uma lição de vida sobre o poder transformador dos livros e da educação.
Abaixo, um criativo vídeo, denominado "Improviso Live Looping", que refere-se a cantiga, leitura e interpretação de Alexia Evellyn sobre fragmento do livro "Mulheres que correm com os lobos", de Clarissa Pinkola Estés, unindo literatura, música e teatro:



Recomendo também a ótima resenha de Luana Campos, vídeo a seguir, sobre o referido livro de contos, para "linkar" à palestra e à canção-interpretação. Livro que já está na minha lista de leituras para serem realizadas em breve! A resenha aguçou mais o interesse que tive, já ao ouvir a palestra de Sílvia Carneiro e a interpretação de Alexia Evellyn. Meninas estudem, leiam, trabalhem, valorizem o seu instinto natural.



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário