sexta-feira, 30 de julho de 2021

Perspectiva forçada: efeito do cinema de ficção científica, da captura de fotografias incríveis, além de escolha de ponto de vista na redação do Enem




O vídeo acima, 👀Bolivia Salt Flat magic.🤩 _ amazing photography _😍, descobri no Twitter e depois achei no YouTube e é uma incrível técnica fotográfica, inspirada em outra técnica cinematográfica, chamada "PERSPECTIVA FORÇADA", que é, como o nome indica, colocar atores e cenários em dois planos distintos, um mais próximoa câmera [parecendo gigantesco] e outro mais afastado [parecendo diminuto]. Técnica usada em diversos filmes (As Aventuras de Gulliver, A Odisseia, Fúria de Titãs etc] e seriados de aventuras e ficção científica [Terra de Gigantes, Viagem ao Fundo do Mar etc, antes do surgimemnto da computação gráfica, valendo-se da movimentação da câmera cinematográfica, que nada mais é que uma câmera fotográfica que dispara dezenas de fotografias por segundos, dando a falsa impressão de movimento. Cinema é magia e ilusão, em todos os sentidos.
Saindo do mundo da arte do cinema e da fotografia, e pensando esse conceito no plano, ângulo, foco da escrita da Redação, há que se pensar que a dissertatção-argumentativa, principalmente para o ENEM, requer que o aluno/candidato se posicione crítico e analiticamente sobre um tema, propondo ao final um aintervenção [solução]. E pra isso, requer que seu olhar crítico se valha, não apenas do entendimento do assunto, do conhecimento da estrutura redacional, da norma culta, das 5 competência da escrita da Redação. Há que incentivar ao aluno que ao se posicionar, faça sua PERSPECTIVA FORÇADA, escolhendo o melhor ângulo de visão, tentando com suas ideias, conceitos, contextualização, convencer [por deducação lógica, raciocício, dados cientítifos, estatísticos, citação de especialistas ou filósofos] ou por persuasão [bagagem sociocultural de livros, filmes, seriados, games, músicas, experiência de vida etc]. Como um fotógrafo que ecolherá uma imagem para capturar, o redator precisa ter a consciência que seu texto precisa iluminar a questão, trazendo dados relevantes, consistentes, pertinentes, provocadores, reflexivos, instigantes. Não pode desfocar a imagem, fugir do assunto, ou falar o óbvio, o previsível, o esperado... Tudo é questão de técnica. E a própria fotografia, tem em sua origem, a junção de dois termos gregos: Photos [luz] e grafia [escrita], ou seja, fotografar é literalmente "escrever com luz".
Portanto, quando alguem escrever, deverá iluminar seu textos com imagens poéticas, filosóficas, simbólicas, metafórias, para persuadr o leitor e com imagens concretos, objetivas, diretas e simples para convencer o avaliador. Um texto que seja ao mesmo tempo prático e criativo.
Escrever uma redação dissertativa-argumentativa requer justamente isso: aproximar o que esta distante e distanciar o olhar na percepção do que está próximo, através de uma escrita impessoal.
Abaixo, vídeo que explica melhor a técnica da Perspectiva forçada, adotada no grande clássico do cinema e da literatura [imagens e palavras], O Senhor dos Anéis, em que o direito Peter Jackson usou e abusou desse recursos de movimentação da camera entre dois planos, dois ângulos [ativem as legedas e tradução do YouTube, clicando nos ícones no canto inferior direito da tela de exibição do referido audiovisual:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

2 comentários:

  1. Vou compartilhar com Marcos André! Ele está animadíssimo com o curso intensivo de cinema que acabou de concluir e ansioso pra começar a faculdade em 2022...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Jenny. Fico feliz em saber disso. Que ele tenha muito sucesso!!!

      Excluir