quinta-feira, 22 de julho de 2021

Serial Cheat [Trapaça em Série]: divertida paródia sobre um maníaco por seriados em uma criativa e inteligente crítica social e de costumes




O vídeo acima, Serial Cheat [Trapaça em série, tradução livre], descobri via Twitter de uma conta que nem existe mais [ironias da vida].
Recomendo ativarem as legendas depois a tradução, escolhendo o idioma, através dos ícones no canto inferior direito da janela de exibição do YouTube.
Esse curta-metragem, com roteiro de Jon Holmes e direção de Anthony Sutcliffe, é uma divertida paródia sobre um casal, maníacos por séries, ao ponto de que o jovem não aguentar esperar pela sua parceria e adiantar episódios do seriado preferido deles [Game of Thores], o que é tratado como uma grande traição pela moça, que demonstra toda sua indignação com a situação. Para piorar, nessa criativa e inteligente crítica sociel e de costumes, o jovem ainda comete um crime capital: cometer "spoilers", contando o que viu nesses episódios. como quem desabafa e diz duras verdades de uma relação conturbada.
Achei uma sacada genial transpor o universo de um relacionamento de casal, para o mundo dos aficcionados por séries. Mais hilário ainda quando o jovem culpa a moça por ter colocado o controle remoto em sua mão, como se ela fosse a culpada por sua traição. Logo a discussão desscamba para outras revelações, sobre os gostos de cada um e sobre cada um assistir a série preferida do outro, não por gostar, mas pra agradar o par. Ou seja, diálogos inteligentes, irreverentes, irônicos e até sarcásticos, se tem como parâmetro um relacionamento afetivo a dois.
Por fim, a redenção do casal, quando passa a rememorar os bons momentos vividos, assistindo os seriados preferidos, como quem relembra a vida a dois, além do universo dos seriados. Nesse momento, outra revelação: a moça diz ter fingido prazer em assistir uma determinada série, como se dissesse ter fingido prazer na própria relação. E na última fala, a decisão dura: deles pensarem em começar a assistir outras séries [deixando subentendido terminar aquele relacionamento e partir para outros]. Sensacional.
Uma comédia de erros, um curta-metragem divertido, criativo, inteligente, permeado de referências ao universos dos maníacos por séries e suas "trapaças em série", como um "serial killer". ;-)
Um ótimo material para uma atividade integrada entre Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Produção Textual através da leitura de imagens, de diálogos, da linguagem verbal, não-verbal, visual etc, para depois uma oficina de escrita criativa, a partir da interpretação textual.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário