sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A mulher mais linda do mundo: entre a essência e a aparência




O vídeo acima, A mulher mais linda do mundo , descobri indiretamente no Twitter da amiga Helena Neviani, de Rio Preto, SP, Brasil, editora do Bê Neviani Blog e trata-se de uma daquelas divertidas entrevistas com crianças (material produzido por empresa espanhola de produtos infantis, feito para o Dia das Mães); no caso, convidando-os para escolher quem é a mais linda, entre fotos de belas mulheres bem maquiadas e de suas mães, sem produção alguma. O resultado, logicamente, até é o esperado, levando-se em conta que para um filho a mãe sempre será a mulher mais bela do mundo, pois as crianças lidam com outros valores, não apenas a aparência externa, mas a essência interior, que só quem ainda não conhece a ironia, o sarcasmo, o duplo sentido, as convenções sociais, éticas e morais pode com tempo flexibilizar-se, no que alguns chamam de diplomacia, outros de algo mais pejorativo.
O padrão de beleza que alguns determinam por modismo, comodismo ou interesses vagos é diverso do senso comum de beleza que toca ao coração.
Assim como com as mães, algo similar acontece com os professores, quando agem com carinho, afeto, respeito, interesse com seus alunos, cria-se uma relação de reciprocidade em que o Photoshop é um recurso para edição de imagens de terceiros, não de si mesmos. Não precisa ser nenhum especialista em psicologia infanto-juvenil para saber que todos gostam de atenção, de ter vez e voz, de poder colaborar, interagir, mostrar seu potencial.
Estudos, pesquisas indicam que o professor ainda é uma referência para o aluno, podendo ser e ter uma relação positiva ou negativa, tal qual um espelho, pelo exemplo que reflete, projeta em seus atos. Sabidamente que também a escola é um segundo lar, às vezes até o primeiro de um aluno, que projeta no(a) professor(a) a figura paterna/materna ausente, ainda que de corpo presente. Enfim, a beleza e/ou tristeza não estão apenas nos olhos de quem vê - como diria o poeta -, pois esta imagem é resultado de uma relação dialética entre emissor e receptor, entre locutor e interlocutor; requer uma troca de experiências, de respeito, de informações que gerem conhecimento mútuo.
Um vídeo que serve para refletirmos sobre questões como os conceitos de crianças e adultos sobre temas como beleza, amor, carinho etc.
Para complementar esta postagem, indico abaixo o videoclipe de Bruno Mars, Just The Way You Are (Exatamente como você é), que demonstra além de ótimos efeitos visuais (com fita magnética K-7) e ser música de fundo do vídeo acima, ilustra justamente isso, de que o que importa é SER mais do que PARECER:



Nenhum comentário:

Postar um comentário