segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Brincadeira de criança (música e edição de imagens)




O vídeo acima, Brincadeira de Criança, descobri na rede social e trata-se de criativa, divertida e original montagem de Gabriel Xavier, mesclando o áudio do Grupo Molejo e a canção título às imagens de diversos clipes e shows do cantor pop Michael Jackson.
Mais do que uma simples edição de áudio e vídeo, vejo como um ótimo exercício de alteridade, de mescla de culturas, da universalidade da arte, além de virtuosismo tecnológico, pois une num vídeo só, dois estilos de música, de idioma, dando unidade à diversidade. Parece de fato que Michael Jackson está cantando e dançando ao som da banda Molejo e seu sucesso Brincadeira de Criança. O pop e o pagode de mãos dadas numa divertida montagem que serve também para discutir em sala de aula arte, cultura, sociedade, diversidade etc.
Pode inclusive servir para mostrar como é possível, através da tecnologia, fazer montagens, truncagens com tudo e com todos, passando a falsa impressão de realidade, o que torna mais essencial o papel social do educador - seja pai ou professor - de estimular a pesquisa, checagem de fatos e fotos. Afinal, no mundo digital existem diversas edições de vídeo como esta, só que como esta que flerta com a brincadeira, há as que se pretendem ser expressão da verdade, manipulando dados, informações, evidências e tudo mais.
Há que sempre se incentivar este espírito crítico e investigativo do aluno, favorecendo o debate, estimulando a argumentação e contra-argumentação dentro e fora da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário