quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

CYMATICS: Ciência Versus Música, de Nigel Stanford




O impressionante vídeo acima, CYMATICS: Science Vs. Music, de Nigel Stanford, descobri via Facebook da colega e amiga Silvana de Oliveira, educadora de Rio Grande Rs, Brasil.
Como o próprio nome indica, é uma experiência envolvendo ciência e música. Conforme apresentação de Nigel, em seu portal, Cymatics "é a ciência de visualizar freqüências de áudio". Além disso, Cymatics é a primeira canção do álbum "Solar Echoes"(Ecos do Sol) e todos os experimentos do vídeo são reais, filmados "em resolução 6k em câmeras Red Dragon, e terminou em 4k / Ultra HD", encontrando disponíveis para download, no link abaixo:

CYMATICS E SOLAR ECHOES

Na verdade, este vídeo serve de forma indireta para demonstra não apenas o poder sonoro e físico da música, mas a influência da sonoridade, da musicalidade, harmonia também das palavras e ações em nossa vida, usando a arte, a cultura, a tecnologia... Música, ciência, física, geometria, arte, dança etc têm muitas coisas em comum, que podem ser articuladas em projetos de fato multi e interdisciplinares.
Um vídeo que ouso dizer que é um dos vídeoclipes mais revolucionário, desde que a banda de rock Pink Floyd e seu álbum The Wall (repleto de experimentações sonoras), surpreenderam o mundo com sinos, sirenes, som de sobrevoo de helicópteros, trens, trovões, tique-taque de relógios etc em suas canções.
Cymatics mostra teclado em chamas, bateria e prato em efeito câmera super lenta, uma mangueira de água sofrendo o impacto do som e fazendo esculturas líquidas no ar, enfim, homens vestidos com malha especial para resistir as descargas elétricas, numa espécie de "pirotecnia" peculiar. Mas tudo em Cymatics é possível de ser explicado pelas leis da física, geometria, matemática, mas que unem ciências exatas às humanas, em um resultado que é poético, estético, artístico e científico também. Uma sinergia.
Como bem disse a professora Silvana: "Imaginem só o poder que o som de uma palavra bem ou mal intencionada tem!", assim como o fogo, a água, a eletricidade, as palavras e ideias podem ser facilmente manipuladas pelos mais variados meios e multimeios, ora flertando como O Delicado Som do Trovão (sucesso da banda Pink Floyd), ora promovendo revoluções por minuto, seja na música, na arte, na sociedade.
Conhecer um ponto das leis da física que atuam sobre os elementos de uma sociedade é uma experiência única, que o vídeo em questão possibilita numa dinâmica de grupos, numa atividade educacional, num projeto pedagógico etc.
Abaixo, alguns videoclipes da banda PInk Floyd, que inspiraram esta postagem também, em especial o The Wall e sua visão única do método tradicional de ensino:









Nenhum comentário:

Postar um comentário