quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Edição de imagens com discursos de Barack Obama o fazem parecer cantar Taylor Swift




O vídeo acima, Barack Obama Singing Shake It Off by Taylor Swift (Barack Obama canta "Deixar pra lá", de Taylor Swift), descobri na rede social e trata-se de divertida e criativa edição de imagens e áudio, a partir de discursos do presidente dos EUA, dando a impressão de que canta música de conhecida cantora também norte-americana.
Mais do que mostrar as possibilidades da tecnologia, ao editar - de forma intencional e humorada - som, imagem, etc, serve para mostrar aos jovens (filhos e/ou alunos), como de forma subliminar e/ou mal intencionada também é possível editar notícias, histórias, boatos que geram fatos, basta criatividade, seletividade e publicidade, sem a devida checagem de dados.
O mundo virtual, seja através de mensagens de correio eletrônico, postagens de fotos e vídeos em redes sociais e tudo mais, está repleto de manipulações de textos, imagens e áudio. Diversos poemas, contos, artigos de opinião atribuídos à celebridades - ainda que de boa qualidade -, não corresponde à verdadeira autoria; outras vezes, textos de autores consagrados são plagiados por ilustres desconhecidos, ou atribuída autoria a outra pessoa, ou jogados na vala comum do chamado "autor desconhecido".
Não existe essa figura de "autor desconhecido"; todo texto tem uma autoria, mas o que se deve dizer, quando não conhece quem produziu algo é "autor não identificado" por nós...
Enfim, toda edição de vídeo e áudio nos serve para mostrar o quanto somos criativos, fazendo paródias de situações reais, mas que poderão ser manipuladas e repassadas aos desavisados, como se fato concreto fosse, gerando uma rede de intrigas, calúnia e difamação. Ter crítica e , acima de tudo, autocrítica é essencial para evitar mal entendidos e/ou desinformação, mesmo quando se tenta se informar. Afinal, algumas edições, seja de imagens, textos e sons, são mais sutis e dissimuladas, com o sentido de (de)formar a opinião pública a respeito de algum assunto, mas nem todos percebem tal edição, manipulação.
Vejam também, criativa edição de imagens com clipes e shows de Michael Jackson, simulando cantar e dançar música do grupo Molejo:

Brincadeira de Criança (Música e edição de imagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário