segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Operação "Boca a Bico": pai ensina ao filho reanimar pássaro caído em piscina




O vídeo acima Pássaro é Salvo Com Massagem e Respiração Cardíaca, publicado no You Tube em 23/09/2014, descobri primeiramente no Facebook do colega e amigo José Carlos Antonio, educador de Santa Bárbara do Oeste, SP, Brasil e editor do blog Professor Digital.
Trata-se de ação caridosa, atribuída a Alessandro Sambatti, que faz massagem cardíaca e respiração "boca a bico" em pássaro que caiu na piscina de sua casa, secando depois a ave com secador de cabelos, e deixando-a reanimada no pátio, aguardando pelo voo.
O vídeo se encerra antes do reencontro do pássaro com sua mãe e do provável voo. Não se sabe se a ave sobreviveu. Eu já tentei ajudar pássaro que caiu do ninho, mas pelo estresse do tombo, e talvez o calor de minha mão, este não sobreviveu.
Entretanto, tenha sobrevivido ou não, o mais importante desta ação de Alessandro é que além da solidariedade aos animais (seres vivos em geral), tudo foi registrado, não apenas diante de uma câmera ligada, mas dos olhos atentos de seu filho (que só se ouve a voz no vídeo), dando uma verdadeira lição de amor ao próximo, ainda que este próximo não seja um ser humano, mas um ser alado. Com certeza, essa ação será inesquecível para pai e filho.
Todo educador, seja pai ou professor, e o Educa Tube Brasil nunca cansa de repetir isso, precisa ter a consciência de que seus atos são espelhados em seus filhos e alunos, sejam ações positivas ou negativas; que são replicadas num grupo social. É o que denomino de as pedagogias do Exemplo e do Afeto, que ficam cristalizadas neste breve vídeo comovedor.
Como bem escreveu o escritor e educador Augusto Cury: "A vida pode ser considerada como uma 'universidade', mas pouco ensina a quem não sabe ser um aluno". Pais devem ensinar e aprender com seus filhos todos os dias, pois a vida e o tempo são nossos maiores professores. E precisamos constantemente nos revezarmos neste duplo papel de professor-aluno, aluno-professor; apendendo e ensinando coletivamente. Professar a fé nos valores humanos, na defesa dos animais, do meio ambiente, do convívio em sociedade são obrigações de todos nós, e que nos fazem de fato representantes da Humanidade e não da barbárie...
Um pequeno material para uma profunda reflexão entre pais e filhos, professores e alunos sobre nosso papel social neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário