quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Aumente o sinal do Wi-fi usando uma latinha de cerveja ou de refrigerante (criatividade)




O vídeo acima, Minute Hacks: How To Boost Your Wifi Signal , descobri por acaso, quando fui citado no Paper (jornal virtual) do amigo Chris Gar, cantor e compositor do Rio de Janeiro, RJ e editor do portal que leva seu nome Chris Gar.
Esta postagem é fruto dessa "inteligência coletiva" que navega na rede social, compartilhando descobertas ao acaso, socializadas por ilustres desconhecidos, amigos, colegas, que sem essas trocas seria praticamente impossível saber da existência de projetos, atividades, notícias que mostram a criatividade humana, disponibilizada gratuitamente no mundo virtual.
É o caso deste vídeo que achei, ao ler o jornal de Chris Gar, e achei um site despretensioso, chamado Feicebuque, em que seu editor divulga suas descobertas da rede e em rede também, e que trata da possibilidade de aumentar o sinal do Wi-fi, usando uma latinha de cerveja, como demonstra no vídeo acima e no link abaixo:

Aumente o sinal do wi-fi usando uma latinha de cerveja

Uma pequena lata de alumínio, cortada seu fundo, dobrada ao contrário a parte de cima com o lacre, e recortada pela metade a aberta como uma pequena antena parabólica, se colocada sobre a antena do wi-fi, funciona como amplificador de sinal.
Confesso que não testei na minha rede wi-fi, já que meu sinal está no máximo, mas segundo pesquisa e comentários, é procedente a ação. Se alguém testar e quiser me repassar o feedback, socializarei aqui nesta postagem.
Deixado de lado superstições, crendices antigas, de meu tempo de criança, que um copo d'água sobre a TV, ou uma palha de aço de lavar louça na antena VHF melhorava o sinal, o vídeo em questão serve para professores de ciências conversarem com seus alunos sobre as possibilidades tecnológicas e o conhecimento agregado da informação que gere conhecimento mútuo. Muitas vezes conseguimos atingir os mesmos objetivos de projetos grandiosos, utilizando este conhecimento lógico, usando poucos recursos.
Gosto muito de comparar justamente o processo de construção do conhecimento humano à construção civil: nesta, a fundação, os alicerces vem de cima pra baixo (o ensino básico), enquanto o acabamento (reboco, pintura etc) acontece de cima para baixo (tal qual o ensino superior). Observando operários, vi que num prédio de 4 andares, por exemplo, os dois primeiros são feitos com tijolo maciço pra resistir à pressão dos dois demais, feitos com tijolo furado, mais leve. Mal comparando, o tijolo maciço é a aprendizagem pra toda vida, a base do ensino fundamental e médio, enquanto o tijolo furado seria o ensino superior e pós-graduação, que requer mais autonomia. Mas sustentabilidade, do ponto de vista de segurança e longevidade é sim, o tijolo maciço do ensino básico. A base de nossa sustentação ética, moral e social quando estamos em formação ou já temos nossa identidade formada.
Entre o ideal e o possível, às vezes temos que adaptar nossa realidade às possibilidades que o meio permite. Muitas vezes, projetos grandiosos são estressantes e não permitem a continuidade, que atividades mais simples evidenciam.
Exemplo disso, de não tendo condições ideias, adaptou-se projeto didático à realidade local (link abaixo), em que professora da rede pública, minha orientanda em pós-graduação em Mídias na Educação, não podendo adquirir equipamentos para a criação de uma rádio escolar, aliou-se à rádio comunitária para execução do referido projeto que serviu de base para seu TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.

Projeto Rádio Escola: do local ao universal (Mídias na Educação)

Observação: Após publicação desta postagem o colega e amigo Francis Velasquez, educador e produtor digital do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, socializou em meu Facebook o link abaixo, que trata de tema semelhante, mas utilizando uma lata de batata fritas:

TechMundo: Área 42: Melhore o sinal Wi-Fi com uma lata de batatas fritas [vídeo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário