sábado, 7 de fevereiro de 2015

Com o tempo, pais se tornam filhos de seus filhos e vice-versa




O comovente vídeo acima, encontrei no Facebook, na página Biologia com o prof. Jubilut, e trata de a atitude de uma filha diante de sua mãe que não se lembra mais de quem é, sequer que é mãe da própria filha, confundindo-a com a própria mãe. Algo tocante, pois todos estamos sujeitos a viver isso, seja como filhos diante de pais, e pais diante dos filhos. Com o envelhecimento, a memória sofre lapsos, e a lição desta filha é estimular a memória da mãe, conversando, cantando cantigas de infância etc.
Certa feita, observando meu pai, antes de falecer, poetei que "Com o passar do tempo, os pais tornam-se filhos de seus filhos; e os filhos, país de seus pais", e este material acima ilustra bem esta delicada questão.
Memória, história, biologia são alguns temas que ele se presta, mas, acima de tudo, pra discutir as relações familiares na sociedade. Hoje, muitas crianças e jovens desconhecem o passado dos pais, sendo uma ótima forma de estreitar laços, mostrar através de fotos, vídeos, recortes de revistas ou simples contar de histórias, um pouco desse tempo perdido na memória, como resgate histórico e meio de interação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário