domingo, 8 de fevereiro de 2015
De onde vem as coisas, a água, as cores, o dinheiro e tudo mais? (audiovisual e educação)
O vídeo acima De onde vem? (Uso consciente do dinheiro - Parte 1 de 3), como o próprio título indica, faz parte de uma série de três audiovisuais, com entrevista com crianças, tratando de diversos temas, dentre eles, a origem das coisas, da água, das cores, do dinheiro e tudo mais, e que serve para trabalhar com filhos e alunos certos conceitos e contextos, além da primeira impressão empírica que todos têm sobre tudo.
Algumas respostas são divertidas, outras criativas, mas o importante é demonstrar aos mais novos que existe uma pré-história, ocorrida antes deles perceberem o mundo atual ao redor. Faz-se necessário contextualizar tudo, ainda mais em um processo de ensino-aprendizagem, que começa na família, continua na escola e permanece por toda vida em sociedade.
Muitas das agressões que têm ocorrido nas redes sociais, digitais ou não, muitas vezes são fruto do desconhecimento de causa, de tema, de assunto, por conta de pré-conceitos, preconceitos e desinformação. saber a origem das coisas, estimular a pesquisa, o debate, a checagem de fontes, a veracidade dos fatos é essencial para estabelecer com o tempo o espírito crítico e a autocrítica de um cidadão, tenha ele 8 ou 80 anos... Nem 8 nem 80, como diz o ditado popular, o que se precisa é promover o debate de ideias, a divulgação de ideais, de informações que gerem conhecimento mútuo entre pais e filhos, professores e alunos.
E nestes quesitos este e os dois audiovisuais da série, de De onde vem?, servem a essas possibilidades educativas e sociais.
Marcadores:
aprendizagem,
brincadeiras,
cidadania,
ciências,
didática,
educação infantil,
entrevista,
matemática,
metodologia,
motivação,
propaganda,
publicidade,
sociedade,
vídeos diversos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário