domingo, 22 de fevereiro de 2015

Por que Heloísa? (curta conta o 1º. dia de aula de menina com paralisa cerebral em escola comum)




O vídeo acima Por que Heloísa?, em versão Libras (Língua Brasileira de Sinais), foi indicação via Facebook da colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande, RS, Brasil.
O curta-metragem de animação, inspirado em livro homônimo de Cristiana Soares, "conta a história do primeiro dia de aula de uma menina de sete anos, com paralisa cerebral, em uma escola comum".
DE acordo com a coluna Catraquinha, do portal Catraca Livre, "a autora Cristiana Soares se baseou numa história real para levar o espectador a repensar o conceito de deficiência. O curta-metragem dá continuidade à trajetória de Heloísa, uma menina com paralisia cerebral, a partir do seu primeiro dia de aula em uma escola comum. Mostra também outros aspectos da primeira infância como suas relações familiares".
Além disso, do tema sobre inclusão, o vídeo traz componentes inclusivos como os "recursos acessíveis para pessoas com deficiências auditiva e visual". A inclusão efetiva, de tema e de recursos.
E este processo inclusivo tem que levar em conta não apenas a interação de crianças com deficiência em sala regular, como socialização, mas também observar aspectos essenciais de tempo de aprendizagem diferentes, que existem inclusive com alunos regulares (alguns mais lentos, outros mais avançados), dotando de um mediador, facilitador ou outro termo que empreguem para auxiliar o professor da disciplina, da turma; o espaço escolar, sejam dotado de rampas de acesso, de fácil locomoção, de equipamentos adaptados à determinada deficiência (surdez, cegueira, física, neurológica etc); do contrário, será apenas uma tentativa de inclusão, assim como é aquela que dispõe de equipamentos eletroeletrônicos de última geração, mas não proporciona ao profissional do saber formação adequada, capacitação continuada, especialização etc.
Por se tratar de tema similar, indico abaixo o curta premiado Cuerdas (Cordas), que apresentei aos seguidores do Educa Tube em postagem em fevereiro de 2014, que trata de um comovente e encantador curta-metragem de animação espanhol, que ganhou o prêmio Goya em 2014 e que foi inspirado em fato real, nos filhos do seu criador, Pedro Solis, que possui filha apaixonada pelo irmão com paralisia cerebral, e que merece recordação e divulgação:

Cordas: entre o acordar e o despertar para a inclusão educacional e social (Cinema e Educação)

2 comentários:

  1. Muito interessante o vídeo, vai me ajudar na minha apresentação
    em sala de aula, cumprimento do Estágio de docente.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Charliston. Que bom que irá te auxiliar. Bom trabalho. Um abraço, Zé Roig

      Excluir