quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Intervalo: curta premiado no Festival do Minuto que mescla futebol, samba e construção




O vídeo acima, Intervalo, um dos premiados do Festival do Minuto, de autoria de Pedro de Freitas Veneroso, de Belo Horizonte, Brasil. Um criativo curta-metragem que mescla a vida de operários da construção civil, jogando bola, ao som de uma batuca de uma Escola de Samba, unindo arte, cultura e sociedade. Interessante material que dá pra discutir as relações entre a arte e o futebol, o futebol arte e a construção de estádios para a Copa do Mundo, as relações entre arte, futebol e sociedade etc.
Através de observação do trabalho de operários, mecânicos, eletricistas, e outros prestadores de serviços, o editor deste blog pode elaborar diversos projetos pedagógicos. No casos dos operários da construção civil, pode-se inclusive ver analogia entre a construção do conhecimento, que requer uma fundação e alicerces profundos (ensino fundamental e médio), feitos de baixo para cima, e posteriormente um acabamento de cima para baixo (reboco, pintura etc), como no ensino superior e pós-graduação. A formação de alunos e professores, requer diversos andares, no sentido linear e horizontal, enquanto tempo; e no sentido vertical, no espaço, sobrepondo este conhecimento agregado ano após ano, piso após piso, andar após andar.
Vendo eletricista consertar tomada em uma casa, percebi, por similaridade, o quanto requer que um projeto educacional seja testado ainda em aberto, como esta tomada, para que depois de verificado seu acerto, possa ser fechado o espelho na parede e utilizada a tomada de forma correta. Projetos educacionais precisam ser pensados em aberto, com margem para testes e ajustes, para só então sejam concluídos, avaliados e dada a devida continuidade.
Enfim, audiovisuais podem ser utilizados apenas como dinâmica de grupo, como também para debate de ideais, conceitos, conteúdos; como para reflexão da própria prática educativa e da produção de material próprio por educadores e educandos, criando uma pequena videoteca escolar, a partir da documentação desta prática educacional àqueles que vierem depois. este bancos de imagens, que pode ser fotográfico ou audiovisual é essencial para proporcionar um banco de dados da experiência didático-metodológica de uma escola e sociedade. E o cinema na escola, tanto assistindo filmes de terceiros - seja de um minuto ou mais -, ou produzindo os próprios, poderá ser um grande aliado de professores, alunos e gestores escolares.
O FESTIVAL DO MINUTO, como o nome indica é um evento que premia vídeos, animações curtas-metragens de até 60 segundos.
Vejam outros vídeos de um minuto que podem ser utilizados no ambiente escolar, no link abaixo:

FESTIVAL DO MINUTO

As inscrições para a edição 2015 estão abertas no site, até o dia 31 de março, e educadores, alunos e interessados podem visitar e, quem sabe, pensar em inscrever algum projeto audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário