terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Mr. Selfie: animação para refletir sobre a atualidade


Mr Selfie from weareseventeen on Vimeo.


O vídeo acima, Mr. Selfie, descobri via Twitter da amiga Elenara Stein Leitão, arquiteta de Porto Alegre, RS, Brasil e editora do blog Arquitetando Ideias.
Trata-se de animação que aborda a relação que temos com nossos aparelhos de telefonia celular, atualmente pequenos computadores de bolso, chamados smartphones e sua dupla função de especular: primeiro como espelho, espelho meu, através de fotos e mais fotos de si mesmo (selfie) e de especular no sentido de acompanhar a vida alheia, através das redes sociais.
O vídeo em questão se foca naqueles que exageram na dose diante de telas que parecem espelhos e não janelas; do comportamento espelhado que alguns têm de ficar vidrados diante de telas sem observar o que se passa de concreto ao se redor.
Se o smartphone pode ser um grande aliado da educação, com todas as suas funcionalidade, de mobilidade, portabilidade, conectividade, gravar áudio e vídeo, fotografar, acessar internet, bloco de notas, jogos etc etc etc; o seu uso em demasia, além de atrapalhar a interação, além do mundo digital, pode ocasionar sérios problemas de audição, visão etc, quando da total exposição a interferência eletromagnética e outras coisas mais, pois muitos fazem como a personagem da animação, deitando com o aparelho telefônico do lado, embaixo do travesseiro etc.
Saudável, como tudo na vida, é ter um equilíbrio entre coisas e gentes, desligando, desconectando vez em quando essas ferramentas e olhando ao redor, conversando com os amigos, familiares, saindo para um pequeno passeio sem que o olhar fique restrito apenas a uma pequena tela... Olhando apenas a si mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário