terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Entre espelhos, telas e janelas (propaganda e reflexão social)




O vídeo acima, "Ficar Esperto", é divertida e inteligente propaganda de cerveja, que descobri via Facebook da colega e amiga Margarete Albernaz, educadora de Rio Grande, RS, Brasil e serve a diversas interpretações e reflexões diante de espelhos que agem como telas, nem sempre janelas...
Mais do que destacar supostas espertezas e malandragens entre os gêneros, é material que serve justamente para demonstrar as diferenças de pontos de vista entre as pessoas e o papel de espelhamento social que temos uns nos outros.
Como educador, escritor, poeta, e historiador literário, estou sempre lendo as coisas sob este olhar semiótico, da fenomenologia, poesia e tudo mais... E no vídeo em questão, pode-se analisá-lo das mais variadas formas, seja sociológica e antropológica, seja artística e cultura, histórica e pedagógica, tecnológica e muito mais.
As aparências enganam, os espelhos desfocam, para cada linha do horizonte, há também uma ponte para ver o panorama mais elevado, sobre outros aspectos, além de tempo e do espaço...
Há que se "Ficar Esperto", justamente para não se levar apenas pelas aparências, por pontos de vista rígidos que não se movem, nem se elevam... A vida, as pessoas, as coisas são muito mais complexas do que primeiro imaginamos.
Muitas vezes o espelho é substituído pelas telas dos smartphones, os inúmeros selfies, essa visão individualista, egocêntrica do mundo. Há que se pensar as telas mais como janelas para o mundo, para uma navegação mais cosmopolita, de ver o ciberespaço e a vida ao redor como uma aldeia global, com suas influências e interações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário