quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Braigo: impressora braille feita com peças Lego, criada por jovem de apenas 13 anos



O vídeo acima, sobre um jovem inventor, descobri na página do Facebook da Intel, famosa empresa de processadores para computadores, que destaca as ideias e projetos de "Shubham Banerjee (...) um menino de 13 anos criador da Braigo, uma impressora braille usando peças de Lego e o chip Edison da Intel. Ele irá na Campus Party BR 2015, dia 04/02, às 14h30 dar uma palestra a todos os campuseiros!
Shubham, em apenas 2 minutos dá seu recado universal. Sua mensagem é simples, direta, objetiva e motivadora: que devemos ser menos individualistas e mais colaborativos, pois o mundo é muito menor por causa da internet, e que compartilhar ideias é essencial. Mais ainda, ter esse pensamento social, no enfoque das tecnologias, seja na educação ou na sociedade, como ele mesmo fez, vendo um folheto sobre deficiência visual e pensando em como poderia saber mais sobre o tema e pensar alguma invenção que beneficiasse quem necessita.
O Educa Tube Brasil, há tempos declara que o futuro, não apenas da educação, mas da sociedade é justamente este de compartilhar dúvidas e certezas em rede, sejam redes sociais digitais ou não. O trabalho de Shubham nos indica que o caminho é este, e que os jovens podem não apenas serem motivados, mas grandes motivadores dessas experiências, se lhes forem dados meios, condições, apoio, divulgação. Diálogo entre gerações é um dos meios de promover estas interações, e a tecnologia o meio, e não a finalidade em si, de atingir esses objetivos, tornando o particular e local em universal.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário