segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Imenso mosaico que artista fez com 66 mil copos de água (da chuva)




O vídeo acima, The World's Largest Artistic (Rain)Water Mosaic by Artist Belo, foi indicação de minha esposa e colega Elisabete Brasil Roig, educadora de Rio Grande, RS, Brasil, que descobriu no Facebook.
Como o nome indica, trata-se de imenso mosaico de 3.600 metros quadrados, que o artista Belo criou com 66 mil copos plásticos (descartáveis e biodegradáveis) com água colorida (15 mil litros de água da chuva, 1 kg de corante vegetal), justamente para sensibilizar as pessoas sobre a questão hídrica e a crise global de água potável.
Este imenso mosaico precisou da colaboração de mais de 100 voluntários, durante 62 horas de trabalho, que segundo o portal Compartilhável, se colocados em fila, mediria aproximadamente 5,2 km de comprimento.
Ainda que a maior parte do planeta Terra seja coberta por água, a quantidade deste líquido essencial para sobrevivência dos seres vivos, é uma parte bem pequena, proporcional ao todo. E pensar em formas de tratar esta crise é um desafio para esta e as próximas gerações.
Um ótimo material para trabalhar noções de meio ambiente, sustentabilidade, cidadania, arte, cultura e sociedade.
Além disso, serve para mostrar como ações de grandes proporções como este mosaico, se feitas de forma coletiva (com uma comunidade), cooperativa (entre educadores e outros profissionais) ou colaborativa (entre educadores e seus alunos) poderá tornar algo complexo em uma experiência única e universal. Saber lidar com pequenos ou grandes grupos é algo essencial à educação e à sociedade, e os educadores que trabalham desta forma, conseguem resultados equivalentes a quantidade de pessoas que conseguem envolver numa dinâmica, num projeto, numa atividade. Sozinhos, somos como um pequeno copo plástico com água. Juntos, podemos ampliar as possibilidades educacionais e sociais, e ultrapassar os limites da própria sala de aula, escola, comunidade; inclusive, aumentando a nossa autoimagem.
O Educa Tube aproveita este tema para fazer um link (logo abaixo) com outro vídeo com temática ambiental, um audiovisual chamado "Carta ao Ano 2070", que busca a conscientização para o uso racional da água:

Carta do ano 2070 - Advertência à Humanidade - Preservação da Água | Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário