quinta-feira, 28 de maio de 2020

A casa e seu dono: delicada animação e contação de história com EVA (a simplicidade que permite a continuidade)




O vídeo acima, A casa e seu dono, considero daquelas pequenas lindezas e grandes delicadezas que encontramos, às vezes, quase por acaso nas redes sociais digitais, embora também ache que nada é por acaso nessa existência, tampouco o acaso.
Um audiovisual criativo e original que encontrei no Facebook de Valéria Vargas Mello, professora de Rio Grande (RS) Brasil e que se trata da adaptação de um poemas de Elias José, como um pequeno conto de fadas para alfabetização e letramento digital, produzido pela bibliotecárias Cíntia Martins Bodim e divulgado em seu canal, com a participação e edição de Diogo Bodim.
Um material que me remeteu a citação de Robert Frost: "Seremos conhecidos pela delicadeza de onde paramos".
No vídeo em questão, um curta-metragem que me lembra a frase do cineasta Glauber Rocha: "uma ideia na mente e uma câmera na mão". Neste caso, uma contação de historias gravada, aparentemente, por uma câmera digital ou um telefone celular ou smartphone. Mas o conceito está ali, "da simplicidade que permite a continuidade", como sempre defendo, de utilizar materiais de fácil acesso como EVA, palitos de sorvete etc e ir contando uma história, tanto em prosa como em verso, de que cada casa tem seu ocupante, num jogo poético e alfabético de palavras e rimas, com seus variados personagens.
O efeito é lúdico, mágico, poético e artístico. Mas também pedagógico. Algo simples de ser planejado e executado. Fácil de ser repetido e compartilhado. Mais do que reciclar coisas é preciso reciclar ideias e se reinventar quando recontar uma história.
Storytelling e artesanato, reciclagem de produtos e de ideias, metodologia e didática. Ressignificação dos espaços escolares e principalmente a biblioteca... Enfim, múltiplas possibilidades de que um audiovisual possa se integrar ao cotidiano escolar; das TIC, mídias e redes sociais se interligarem, da produção, execução e divulgação dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário