terça-feira, 5 de maio de 2020

Como o seriado "Chaves" pode mudar sua vida e devolver sua autoestima: televisão, memória e sociedade




O vídeo acima, Isso acontece com sua mente toda vez que sente medo e que rebatizei de "Como Chaves pode mudar sua vida e devolver sua autoestima", foi vídeo que recebi via WhatsApp pela colega e amiga Faby Cruz, supervisora escolar em Rio Grande (RS) Brasil e trata-se de reflexão do terapeuta William Sanches sobre como lidar com situações do cotidiano.
No audiovisual, recorte de uma cena de episódio do seriado humorístico CHAVES, William consegue demonstrar de forma didática e criativa como os medos são impedimento para a vida em comunidade e de como todos são suscetíveis as influências uns dos outros. Mas é importante romper com essa corrente e ciclo vicioso.
Desde que me tornei educador, passei a incorporar muito de minha bagagem artístico e cultural, através de cenas de filmes, fragmentos de livros, campanhas publicitárias, animações, documentários, slides, imagens, músicas, letras de canções, videoclipes, jogos e tudo aquilo que sensibilizasse meu alunado, fosse ele professores, nas formações no uso das TIC, mídias e redes sociais na educação, fossem alunos mesmo, em projetos pedagógicos utilizando o imaginário ocidental nessa interação e diálogo entre gerações. Nessa INTERTEXTUALIDADE entre o real e o imaginário, entre a vida e a ficção, entre a emoção e a razão.
Este blog, que em maio (09) está completando 11 anos de funcionamento ininterrupto, sem fins lucrativos, foi fruto de uma conversa com uma colega e pedidos de outros colegas de Núcleos de Tecnologia Educacional do Rio Grande do Sul e do Brasil, que me pediam indicações de vídeos, recursos tecnológicos e materiais diversos. Então, criei o blog EDUCA TUBE BRASIL para reunir cerca de 20 audiovisuais e alguns recursos digitais. Para minha surpresa, logo esses colegas, amigos, e, até ilustres desconhecidos que descobriram por acaso o blog ou receberam indicação de minha rede social educacional, passaram a também compartilhar comigo suas descobertas de forma voluntária. Logo, uma iniciativa individual se tornou uma AÇÃO COLETIVA entre amigos, colegas e até desconhecidos que passaram a sugerir outros materiais.
] Sempre digo que a MEMÓRIA é a nossa pequena máquina do tempo; e a outra, é o acervo do YouTube que, em se bem pesquisando, quase tudo se encontra. ;-)
Atualmente, cerca de 90% do acervo digital é fruto dessas interações, sugestões e preciosas descobertas comigo partilhadas. Cada postagem é fruto, primeiro de assistência por mim do material, após uma resenha e vez em quando uma proposta de uso pedagógico da mesma. E assim, o blog, de diário virtual de um educador, se tornou um canal de a para professores.
O blog mudou minha vida, me tornou conhecido e referenciado, mas acima de tudo, me fez um aprendiz qualificado por conta de cada material que me é disponibilizado diletantemente, como diletante é minha atuação neste espaço virtual.
Não apenas CHAVES pode mudar nossa vida, mas toda tipo de manifestação artística e cultural que possa ser também fonte de formação e aprendizagem que transforme a informação individual em conhecimento público.
Parabéns ao EDUCA TUBE BRASIL e a todos os que fazem parte dessa corrente do bem e rede social educacional, alimentando-o por mais de uma década com essas descobertas coletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário