sexta-feira, 15 de maio de 2020

E se Anne Frank tivesse webcam e diário virtual (vlog): seriado em 15 episódios transpondo o confinamento do passado para a atualidade




O vídeo acima, Presente mais lindo, trata-se de uma ideia genial: o episódio 1 de um seriado via YouTube, de transpor para o mundo digital um dos livros mais comovedores, O DIÁRIO DE ANNE FRANK. Mais que isso, traz uma indagação intertextual essencial nesses dias de intolerância e quarentena: "E se Anne Frank tivesse um diário virtual, se fosse uma Vlog?", intitulado ANNE FRANK HOUSE (A Casa de Anne Frank). [Ativem as legendas e a tradução]
Essa indicação preciosa, devo à minha talentosa aluna Júlia Godinho Goulart, que escreve poesias e faz ilustrações e mora em Rio Grande (RS), Brasil e que compartilhou comigo sua descoberta, em vista de nas aulas de Literatura e PDI - Profissões digitais inovadoras, já termos tratado do livro e da vida de Anne Frank, comparando ao blog de Malala Yousafzai.
Partindo dessa ideia genial de alteridade, empatia e criatividade, de propor pensar a jovem Anne Frank nos dias atuais, com se tivesse um diário e uma webcam, e dramatizar cada dia de seu diário, esse projeto se torna extremamente relevante, comovedor e inspirador àqueles que sofrem com o isolamento, o distanciamento, o confinamento e a quarentena social, mundo afora, por conta da pandemia do Covid-19.
Conforme apresentação: "O diário em vídeo de Anne Frank será exibido no YouTube em quinze episódios. Luna Cruz Perez interpreta Anne Frank, compartilhando sua vida no Anexo Secreto, seus pensamentos e sentimentos com a câmera. Todos os personagens, locais e eventos da série são baseados nas cartas do diário de Anne Frank".
É um exercício atemporal, universal e intertextual de transpor a tecnologia do passado: o livro impresso, para a contemporaneidade: vlogs, canais do YouTube, câmeras, smartphones etc.



Um dos "PRESENTES MAIS LINDOS" que recebi para este blog é esse vídeo e seriado, que impressiona também pela semelhança entre os atores que interpretam seus papeis em relação aos familiares da jovem Anne Frank.
Abaixo segue link para o canal, para quem quiser acompanhar os demais episódios da série:

ANNE FRANK HOUSE - SERIADO



Segue também link para "A CASA DE ANNE FRANK", entidade composta de museu e projetos educacionais, além de armazenar "Tudo sobre Anne Frank: sua vida, seu diário e o Anexo Secreto", e, que, segundo a própria apresentação no portal, "[...] foi fundada em 3 de maio de 1957 em cooperação com Otto Frank, pai de Anne Frank. Somos uma organização independente sem fins lucrativos que administra um museu na casa onde Anne Frank se escondeu e tentamos aumentar a conscientização sobre a história de vida de Anne em todo o mundo, incentivando as pessoas a refletir sobre os perigos do antissemitismo, racismo e discriminação. e a importância da liberdade, direitos iguais e democracia."

ANNE FRANK HOUSE - PORTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário