quinta-feira, 14 de maio de 2020

O Guardador de Rebanhos: belíssima adaptação audiovisual da poesia de Alberto Caeiro / Fernando Pessoa




O vídeo acima, O Guardador de Rebanhos, descobri nos vídeos correlatos do YouTube, enquanto pesquisava outro material e achei simplesmente divino e maravilhoso, pois é envolve diversas situações: declamação dos poemas do livro homônimo, do poeta Alberto Caeiro, heterônimo do genial Fernando, uma Pessoa singular sempre escrevendo no Plural; segundo, pois envolve a dramatização e encenação dos poemas pela Cia. Quanta de Teatro, de Rio Claro, São Paulo, Brasil, feito em 2008, com direção de de J. P. Miranda Maio e roteiro de Jefferson Primo e, por fim, pela edição de áudio, da trilha sonora que acompanha este audiovisual.
Um belíssimo material para professores de Literatura, seus alunos e amantes da Poesia Maiúscula da Vida.
Um exemplo de como é possível adaptar textos em prosa e verso, de forma criativa e encantadora, unindo diversas linguagens: a literária, a cinematográfica, a musical, a digital etc.
O o mais importante de tudo: a divulgação deste livro precioso, que trata a Poesia de forma filosófica e a Filosofia de forma poética, pois cada versos são únicos, universais e atemporais, como o tamanho da altura, do Tejo que é o mais belo rio que passa por minha aldeia, embora não passa de fato e outras reflexões profundamente poéticas e filosóficas.
Literatura, Cinema e Música de mãos dadas à Educação e à Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário