terça-feira, 12 de maio de 2020

Cine Fósforo: a Sétima Arte contida numa pequena e mágica caixa de fósforos




O vídeo acima, CINE FÓSFORO, é uma produção de Marcio Emilio Zago, do Instituto de Arte e Cultura Garatuja, mas, mais que isso, uma divertida e criativa atividade de um avô, durante a quarentena com seu neto Ierê.
O vídeo foi indicação da colega e amiga Carla Kalindrah, arte educadora de Niterói (RJ), Brasil e trata-se de um audiovisual genial, pois me remete à infância, quando meu pai, artista plástico autodidata, fazia cinemas assim, em caixas de sapato ou de madeira, imitando televisor com uma luz no interior para projetar o carretel de imagens, por ele desenhadas, na parede do quarto. Cinema em casa, em todos os sentidos, pela projeção e pelo sistema artesanal, muito caseiro. Porém, fazer esse processo numa diminuta caixa de fósforos é mais genial ainda, e incorporando ao vídeo uma cançoneta francesa para o espectador entrar no clima das imagens retratadas. Possivelmente uma película de plástico com o famoso avião 14-Bis de Santos Dummont, desenhado a caneta hidrocor, e no interior da caixa um carretel movimentado por dois fósforos, no sistema ida e volta. Simples, belo e original.
Algo que remete a outras postagens envolvendo a magia do cinema, como os filmes abaixo, em que a Sétima Arte é a protagonista e com roteiros inspirados em fatos reais:

Vermelho como o céu (CinEducação)

Cinema e Matemática: entre o memorizar e o aprender ( 5 x 5 = Natal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário