segunda-feira, 25 de maio de 2020
Documentário "A História da Palavra - O Nascimento da Escrita": intertextualidade e interdisciplinaridade na prática
O vídeo acima A História da Palavra - O Nascimento da Escrita trata-se de um ótimo documentário, como o nome indica, sobre a origem da escrita e recomendo a professores e alunos para favorecer o debate nas aulas da área de linguagens.
Aproveito e faço link com dois filmes interessantes que tratam do tema da escrita, vide trailers em seguida, que são As Palavras (e o dilema da apropriação das ideias de outrem) e Palavras e Imagens (que é um divertido e motivador debate que dois professores, um de Literatura e outra de Artes, fazem com seus alunos sobre qual delas é a mais importante):
Já usei com meus alunos do ensino médio, uma cena de Palavras e Imagens, em que o professor fala justamente sobre o surgimento das palavras e são 2 minutos de uma ótima reflexão.
Valer-se de cenas de filmes, clipes, curtas, documentários no cotidiano escolar pode ser um ótimo recurso pedagógico e metodológico que auxilia na didática do professor.
Valer-se da intertextualidade e da interdisciplinaridade também podem ser formas de estimular as trocas de saberes, não apenas entre os alunos, mas os professores de outras áreas: linguagens com humanas, ciências da natureza com matemática. Afinal, todas, de certa forma, são linguagens, formas de descrever o mundo, seja por letras, números, símbolos, códigos, fórmulas etc.
Mais que isso, trabalhar com imagens e palavras, com literatura e cinema, música e dança etc, favorece uma interação maior com uma geração audiovisual.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário