sexta-feira, 29 de maio de 2020

Mikiphone: fonógrafo de bolso dos anos 1920 (nanotecnologia muito antes do Walkman, Discman e iPod)




O vídeo acima, Mikiphone Pocket Phonograph, descrobri na rede social e no portal Pensar Contemporâneo, e trata-se de um fonógrafo, equipamento portátil para ouvir música, criado na distante década de 1920, ou exato um século atrás, contendo o conceito de "nanotecnologia", muito antes de outros recursos avançados como O Walkman (anos 1980), o Discman (anos 1990) e o iPod (2001), vejam imagens abaixo:







O Mikiphone lembra um brinquedo de montar, já que ele foi pensando pra vir compactado e depois remontado pelo usuário, conforme demonstra o vídeo acima. Esse fonógrafo de bolso, que "foi desenhado por Miklós Vadász, um designer húngaro que leva o nome" e, conforme o Pensar Contemporâneo, "Ele encomendou à empresa suíça Pillard a produção em massa e, entre 1925 e 1927, cerca de 180.000 peças deixaram a fábrica".
E o curioso é que esse dispositivo não usava bateria, mas funcionava através do girar de manivela 50 vezes, o que permitia rodar/tocar em disco de 10 polegadas (uma espécie de louça), antecessor ao de vinil (de plástico).
Esse mini gramofone e pai do toca-discos, um século antes já trazia a questão da mobilidade, portabilidade e nanotecnologia.
Para conhecerem um pouco mais da história de outros equipamentos radiofônicos e semelhantes, indico link abaixo:

RADIOPHONOMANIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário