domingo, 24 de maio de 2020

Simulação reversa: jogar videogame na vida real (cibercultura, futebol e sociedade)




O vídeo acima, Jogando videogame na vida real, descobri no YouTube quando pesquisava sobre um vídeo semelhante, indicado por meu filho, em que jogadores de futebol virtual se reuniram no campo real e cada um numa mesa, na posição tática de um jogo convencional (mas jogando online), tipo, jogadores de defesa posicionados na linha de defesa, o dos de meio-campo também e os atacantes fixos no ataque. Como não o encontrei, localizei esse do gamer MS2 Michel Silva que reúne amigos de diversas idades,d e crianças a jovens para jogar aquela "pelada" num campinho próximo de sua casa e faz uma simulação reversa.



A cibercultura faz parte do imaginário da atual geração, que é audiovisual, e saber incoporar na educação este ferramental, não apenas na gameficação, mas na própria metodologia e didática que os jogos em geral podem trazer ao fazer pedagógico é essencial.
Essa simulação reversa, como denominei, é frito dessa cibercultura, pois o MS2 e as crianças e os jovens reproduzem no mundo real os comandos do controle do videogame: uma proposta divertida, criativa e original de dizer ao jogador real que conduz a bola no campo também real que "quadrado" equivale a chutar a gol; "triângulo", fazer o lançamento; "círculo", cruzar pra área e o "xis", fazer o passe. Uma simulação do virtual no mundo real.
Uma atividade de humor que pode ser uma proposta do professor de educação física, incorporando o imaginário do aluno na sua prática esportiva e no conteúdo diversificado de seu componente curricular.
Uma atividade que também pode servir ao professor de matemática para tratar da geometria no cotidiano, a partir das funções do controle do jogo virtual e seu desempenho na tela e muito mais.
Um vídeo que serve até para uma atividade integrada entre educação física e matemática, pelo que foi proposto acima, podendo integrar outros componentes curriculares como geografia (disposição tática nos espaços), artes, produção textual etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário