sábado, 9 de maio de 2020

A História do Educa Tube Brasil: um blog individual que se tornou uma ação coletiva entre educadores (11 anos de atuação diletante)




O vídeo acima A História do Educa Tube Brasil: um blog individual que se tornou uma ação coletiva entre educadores, que fiz para meu canal de vídeo EDUCAÇÃO 3D+ que trata de arte, cultura e tecnologia no ambiente escolar, trago aqui para este blog educacional, justamente para comemorar em 09/05/2020 seus 11 anos de criação e manutenção ininterrupta, sem fins lucrativos.
Mais que isso, postagem para agradecer a todos os "sócios" deste espaço virtual de interação entre professores que gentil e voluntariamente compartilham comigo suas descobertas para que eu socialize com aqueles que visitam esse local digital.
O blog pode e deve ser utilizado como um pequeno espaço de EaD, sim, pelas possibilidade de interação professor-aluno, professor-professor, professor-escola, professor-comunidade, além de uma pequena BIBLIOTECA ESCOLAR DIGITAL do professor e da escola junto à comunidade escolar (se de forma privada) e ao mundo (se aberto e público).
O grande desafio, não só da EDUCAÇÃO, mas da SOCIEDADE é estabelecer essas TROCAS DE SABERES mútuos. E este período de pandemia tem provado e comprovado isso, da importância da educação presencial, do professor presencial, e das próprias tecnologias que facilitam a vida escolar, mas que não substituirão jamais o caráter humano e afetivo do processo de ensino-aprendizagem.
parabéns ao blog EDUCA TUBE BRASIl, a todos os que o seguem, que compartilham seus saberes comigo e com a rede social educacional que se formou nestes 11 anos neste blog individual que se tornou AÇÃO COLETIVA ENTRE AMIGOS que amam a Educação.

2 comentários:

  1. Fiquei emocionada com seu depoimento, Professor José Antonio. Quanta humildade, conhecimento, sabedoria e generosidade, são muitas virtudes agregadas a um ser humano ímpar, tenha convicção, que esse conjunto de coisas maravilhosas, somente enobrecem a pessoa que você é. Realmente, sua narrativa consegue explanar a sua história como educador, pesquisador e o ser humano incrível que veio para ajudar aos seus pares, quer sejam próximos, distantes, amigos, colegas, outros... distantes, que só podemos admirá-lo e ficarmos imaginando o quão maravilhoso é poder contar com os seus compartilhamentos de recursos audiovisuais, dicas para pesquisas, sugestões para adaptações.
    Estou aprendendo muito através desta ferramenta educativa, inspiradora, enriquecedora e tão valiosa que é o "EDUCA TUBE BRASIL"
    Desejo-lhe, que seu sucesso ETERNIZE! O mundo, precisa de muito seres humanos como você.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Cara Nilzete, fico feliz com o teu comentário, pois o objetivo do blog é justamente disponibilizar essas descobertas, que em sua maioria não são feitas por mim, mas por essa rede de educadores que voluntariamente se associou a ideia, e mantém o blog atuante por 11 anos, graças a gentileza desses professores que me indicam tão precioso material. Minha parte, logicamente, é assistir, fazer resenhas e, se possível, elaborar propostas de uso pedagógico dos mesmos. Defendo a ideia de que não só a educação, mas a sociedade precisam promover essas trocas, onde todos ensinam e aprendem uns com os outros. Eu muito aprendo com cada sugestão riquíssima e motivadora, inclusive para mim mesmo. Como educadores, sigamos em nosso papel social de lutar pela emancipação do aluno e para uma sociedade mais justa e humana. Grande abraço, Nilzete.

    ResponderExcluir