quinta-feira, 21 de maio de 2020

Ler e escrever são tarefas de TODA A escola: Guedes e Souza (2011): vídeo educacional




O vídeo acima, Guedes e Souza (2011), foi indicação que recebi via Twitter da professora Chris Royes Schardosim, de Ibirama (SC), Brasil.
Trata-se de conversa sobre o texto “Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português”, de Guedes e Souza (2011), que é material relevante de incentivo à leitura e à escrita na escolar, não apenas por alunos e seus professores da área das Linguagens, principalmente de Letras (Português e Línguas estrangeiras, e Produção Textual), mas de todos os professore de toda a escola.
Algo que concordo plenamente, pois toda e qualquer atividade escolar possui um enunciado (o que se diz) e uma enunciação (como se diz), seja na área da matemática, das ciências da natureza, das humanas ou das linguagens.
Já dizia Paulo Freire que "a leitura de mundo antecede a leitura da palavra", e diria mais: antecede à leitura de números, códigos, símbolos e tudo mais. A leitura de imagens se faz presente no aluno ainda não escolarizado que joga videogame com jogos em língua estrangeira, não tendo sido sequer alfabetizado na língua nativa, por exemplo. Que ler o cotidiano de placas do entorno da casa ou da escola pode ser uma ótima aula de Língua Portuguesa; que ver a construção de um prédio, uma pequena aula de matemática e ciências e por aí vai.
Os enunciados estão em toda parte, como por exemplo as "histórias matemáticas", presentes em "O Homem Que Calculava", de Malba Tahan (pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, foi um professor, educador, pedagogo, conferencista, matemático e escritor do modernismo brasileiro, e, através de seus romances infanto-juvenis, foi um dos maiores divulgadores da matemática do Brasil: Wikipedia), vide animação abaixo:



Ou nas Aventuras de Caio Zip - O Viajante do Tempo, da professora e escritora Regina Gonçalves, do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, Caio Zip é uma série de livros que mesclam ação, aventura, batalhas, crimes e mistério, com a participação especial de grandes personagens históricos.



Conforme apresentação do SITE:
"Cada livro da série será seu passaporte para que você faça uma grande viagem no tempo. Sem malas, sem documentos e com Caio Zip, você vai viver em várias épocas incríveis que vão desde o Antigo Egito, passando por momentos históricos com Alexandre, o Grande, Napoleão, os artistas Impressionistas, Santos Dumont, D. Pedro II, Einstein, Picasso, Agatha Christie, Chaplin e muito, muito mais. Acabe se envolvendo com mistérios, crimes que sempre terão revelações surpreendentes e também terá de encarar muitos enigmas que desafiarão a sua mente. Batalhas para você lutar e conquistar grandes conhecimentos, se você sobreviver".
Dessa forma, há que se incentivar a leitura de livros dentro de uma escola, pois é essencial para todos, e que a biblioteca escolar seja o coração da escola é algo que defendo desde sempre. Muito feliz, então, de ter esse amparo teórico para a prática cotidiana do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário