sábado, 2 de maio de 2020
O coronavírus como metáfora: a complexidade da pandemia desde a antiguidade e os desafios da educação na modernidade
O vídeo acima O coronavírus como metáfora: a complexidade da pandemia como representação dos desafios da educação, descobri no Linkedin da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, professora de Campinas (SP), Brasil e trata-se de genial LIVE, via YouTube, realizada pelo Prof. Dr. Miguel Thompson em 28/4/2020 para professores e alunos do Colégio Porto Seguro, de São Paulo, Brasil.
O professor Miguel é Doutor pelo Instituto Oceanográfico da USP, consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), autor de livros de difusão científica e didáticos, Diretor Acadêmico da Fundação Santillana e Presidente do Conselho Editorial da revista Educação, e durante a referida Live, que considero uma aula magna e um riquíssimo material para Produção Textual/ Redação para o Enem, ele discorreu sobre diversos conceitos e repertórios artísticos, culturais, filosóficos, literários e sociais, amparados em criativas imagens.
Uma "Live" genial, pois como professor, justamente de Literatura, Filosofia e Produção textual, fiquei encantado com as associações feitas pelo nobre convidado que promoveu uma intertextualidade e inter e multidisciplinaridade, abordando a complexidade de um tema presente, não apenas na atualidade, mas trazendo elementos da antiguidade, da história e da mitologia para compor um vasto painel humano que poderá influenciar o alunado na escrita da Redação, incorporando alguns dos elementos trazidos pelo professor Thompson em sua fala.
Essas trocas de saberes entre professores e alunos é essencial, além da sala de aula convencional, ressignificando tempos e espaços.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário