domingo, 28 de agosto de 2011

Educar é uma luta constante, com seus inúmeros "rounds"...


http://youtu.be/UANBdod8Nuk

O videoclipe acima Boxers, interpretado por Morrissey, ex-líder e vocalista da banda The Smiths, é mais uma daquelas palavras cantadas e histórias contadas, através de imagens, que incorporarei no meu projeto Clipes que parecem Curtas.
Lembra-me o diálogo inteligente da série de ficção científica, chamada V (Os Visitantes), em que três personagens, que enfrentam a invasão alienígena de seres reptilianos, discutem sobre quem era o melhor lutador de boxe de todos tempos.
Um diz que era Sugar Ray Leonard, outro Muhammad Ali e o terceiro opina que foi Floyd Patterson (se não me falha a memória), que em uma luta, caiu sete vezes no ringue, tombou quase vencido por sete vezes, mas se reergueu outras sete vezes, e isso era a maior lição de resistência que ele conhecia. Nunca mais esqueci desse diálogo e dessa lição de vida que a ficção me proporcionou, de resistir e não desistir, de cair e levantar, e continuar lutando pelo que se acredita, e esse clipe ilustra bem isso.
Aprender e ensinar, muitos rounds de uma luta maior e permanente. estamos sempre aprendendo e ensinando, a cada round, série, nível de ensino. E a luta continua, além dos tablados. E nesse processo de ensino e aprendizagem, precisamos do treinador, do mestre, do educador que nos mostre como utilizar nossos recursos de defesa e ataque; quando é melhor se defender, quando mais apropriado atacar; lutar pelos seus ideais, ser um vencedor... A luta pela esperança, de cada educador, sempre é a de unir o ideal ao possível, e contribuir com seus conselhos para a melhoria da própria educação. Não impota quantas vezes tenhamos que cair, o que importa é se reerguer e tornar a lutar, eis a lição que o vídeo, o filme e a vida nos dão constantemente.
Outro momento mágico, dessa feita, do cinema, inspirado em fatos reais, que também se comunica com o vídeoclipe acima é o filme (abaixo) A luta pela esperança (Cinderella Man), de 2005, dirigido por Ron Howard e protagonizado pelo ator Russell Crowe, inspirado em fatos reais da vida do lutador Jim Braddock, que também é inspirador e que recomendo a todo educador assitir com seus educandos, todos pais com seus filhos.


https://www.youtube.com/watch?v=Hdd3OIro9TI

Apresentação do filme A Luta pela Esperança (Cinderella Man), no You Tube:

Uma homenagem com cenas do filme Cinderella Man para aquele que foi um dos maiores nomes do pugilismo mundial,um vencedor dentro e fora dos ringues,aquele que devido a crise de 1929 conheceu de perto a mizeria,e mesmo assim foi em busca do triunfo,e em 1935 venceu pela primeira vez o Campeonato Mundial de Boxe categ.Peso-pesado contra o ate então campeão Max Bear,em uma das mais fabulosas lutas da historia do boxe,onde Braddock era tido como presa facil para Bear um jovem cheio de talento,força,tecnica,e que ja tinha matado dois adversarios no ring,a luta durou 15 assaltos,e Braddock teve a vitoria decretada por pontos em 10 a 1,a luta foi no dia 13 de junho de 1935 no Madison Square Garden Bowl EUA...
Lutas:86; Vitórias:56; Vitórias por nocaute:26; Derrotas:23; Empates:4; Desistências:2
Em memoria de James Walter Bradock 1905-1974

Mais abaixo, cena real da luta de Jim Braddock versus Max Baer, retratada também no filme:

http://youtu.be/ECZd1f5_vTI

Observação do Educa Tube:
Revendo o clip Boxers, do Morrissey, percebo como em tudo na vida, precisamos ter vocação, e no caso do final do clip, o lutador entrega ao menino que vem pedir seu autógrafo seu par de luvas, numa simbologia de dar a quem merece tal instrumento. Um vídeo e uma canção que falam de Hell e Bell (inferno e sino), e de fato, o sino pra quem não tem vocação pode ser um inferno astral, principalmente na Educação.
Às vezes, recebemos pancadas da vida, que nos fazem, como no boxeador vencido, fechar nossos olhos, inclusive ao mundo ao redor. Saber enfrentar os desafios e os adversários, só para os vencedores...

Abaixo, link para a letra traduzida desta canção:

Boxers (Boxeadores) - Morrissey

Nenhum comentário:

Postar um comentário