sexta-feira, 14 de outubro de 2016

#SouProfessor: Vista essa camisa (Ser professor é ser humano)



O vídeo acima, #SouProfessor, trata-se de manifestação em defesa da educação, do professor da Unicamp Leandro Karnal, e me foi indicado via Facebook da colega e amiga Marisa Barreto Pires, de Rio Grande (RS), Brasil.
Segundo Karnal, o professor é condenado à esperança, pois estabelece uma ponte entre o conhecimento formal e à sociedade, já que o professor trabalha com conteúdo, mas também educador de uma atitude.
Karnal, citando Rubem Alves diz que "Nós plantamos carvalhos e não eucaliptos", plantamos para os netos, para as novas gerações.
O magistério, para Leandro, "é uma função humana, ser professor é reinventar e se recriar".
De acordo com o Instituto Península, produtor do referido vídeo: "Acreditamos que o professor é a peça-chave para o desenvolvimento de uma sociedade melhor".
Não basta o reconhecimento da importância do professor e da educação pela sociedade, mas a devida valorização, que implica boa remuneração, formação continuada, condições de trabalho adequadas, espaços para trocas de experiências, avaliação e autoavaliação, respeito e dignidade.
Reconhecimento sem valorização é como a vida sem liberdade. Há que não apenas o professor vestir essa camisa, mas a sociedade abraçar essa causa, em prol de uma educação de qualidade.
Alguns ESTÃO professores, como segunda opção, os chamados "burocratas do saber", mas muitos SÃO professores, pois fazem o que gostam e por nada trocam de profissão, apesar dos pesares, que não são poucos.
Ser professor é ser humano, em duplo sentido, enquanto ator social, consciente de sua função na sociedade e enquanto ser que precisa ser respeitado por quem desconhece sua importância e às vezes propõe medidas que depreciam, denigrem, deturpam sua função...
Pela autonomia do professor e por práticas menos invasivas no ato de educar...
Como dizia Paulo Freire: "Educar é ter a consciência do inacabamento", pois é um processo contínuo, por toda a vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário