quarta-feira, 5 de março de 2025

Educar é a arte de conversar: o papel social dos pais e/ou responsáveis na pedagogia familiar




O vídeo acima "Pra educar é preciso ter conversas sérias", encontrei no Instagram de Apenas Karly [empreendedora, fotógrafa e mãe] e trata-se, obviamente, de uma brincadeira entre mãe e filha, mas serve para refletir sobre o papel social de pais e/ou responsáveis da educação de seus filhos, pois o ato de educar é o de estabelecer valores e limites desde o início às crianças e jovens. À escola compete dar instrução, formação, informação que gere conhecimento. Mas valores éticos e morais, limites de até onde vai a minha liberdade e começa a do outro, quem deveria repassar por meio de conversas, diálogos, deveriam ser os responsáveis pelos menores de idade, antes de adentrarem às instituições de ensino.
Muitos dos conflitos que ocorrem nas escolas são frutos da falta de diálogo entre famílias, de tempo excessivo de crianças e jovens diante de telinhas sem acompanhamento dos responsáveis, da carência do estabelicimento de regras mínimas de convívio social, da aprendizagem de palavrinhas mágicas como: por favor! desculpe-me! muito obrigado!
A escola é o espelho da sociedade e sempre comento com colegas que en tendo o aluno quando conheço seus pais e/ou responsáeis, pois o referido é reflexo daquilo que vê fora da escola e reproduz em seu interior, seja trejeitos, vocabulário, vestuário etc., que são representações culturais, assim como bullying e outras situações, que provavelmente, se conversadas com crianças e jovens, jamais chegariam ao ambiente escolar.
Conversar com os filhos, desde ainda quando eles sequer falam nosso idioma, estabelecer essa conexão de carinho e atenção evita muitas vezes o tratamento de sequelas por conta dessa falta de contato familiar. Não é delegando ás babás eletrôncias [videogame, smartphone, internet] ou às babás educacionais [professores] suas responsabilidades que teremos uma sociedade mais justa, igualitária, equilibrada. Cada um no seu quadrado, como diz a letra de certa canção. Cada um com a sua responsabilidade e função social.
Um pequeno vídeoque serve a muitas funções: ética e filosofia de vida, análise sociológica, introdução à pedagogia e aos estudos sobre linguagem, além de exemplo de metodologia e didática na abordagem com crianças etc.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário