sábado, 2 de maio de 2009

A arte globalizada



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=x_O3PHfun18&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Ebemlegaus%2Ecom%2F&feature=player_embedded

Video: lewis lavoie michelangelo adam



Vídeo e imagem descobertos através de visita ao blog Bem Legaus (http://www.bemlegaus.com/).
Assitam primeiro ao vídeo para ver como Lavoie conseguiu criar o mosaico artístico e cultural (imagem acima).

Apresentação do vídeo no referido blog:

"Lewis Lavoie pintar apenas não basta, ele precisa ir além. Criador do conceito "Mural Mosaic", ele une a arte de centenas de artistas em uma única obra. Mas se criar com bastante gente é legal, sozinho ele também dá conta e talvez você tenha recebido por e-mail algum vídeo de suas performances ao vivo. Como esta versão de "A Criação de Adão" de Michelangelo, que ele refez no seu estilo e com o conceito de "One BAcima, flood, Many Nations". Cada tela representa um país/nação e o making-off de sua confecção dá pra ver todo o talento do artista."

O vídeo e a imagem acima (um incrível mosaico artístico e cultural, utilizando fragmento do afresco "A criação de Adão" de Michelangelo Buonarotti) lembraram-me o também criativo trabalho da colega e amiga Vera Guidi, arte educadora de São Paulo - SP, com seus blogs Arte Brasilis, vejam links abaixo:

Arte Brasilis

Arte Brasilis 2

Arte Brasilis no Blogger

Arte Brasilis - Vídeos e Imagens

Blogs indicados não apenas para professores de educação artística, mas para todos os educadores e alunos, pois tratam de temas diversificados, de forma original e criativa, inclusive dando sugestões de atividades de Vera Guidi e de terceiros.

Veja também:



Acima, imagem do afresco A criação de Adão, de Michelangelo Buonarotti, que influenciou a releitura de Lewis Lavoie, e que sugiro a leitura do artigo, link abaixo, sobre a concepção da obra clássica de Michelangelo:


O afresco “A criação de Adão”, da autoria do artista renascentista Michelangelo Buonarroti, à luz do pensamento de Judith Butler.

Fonte: http://domideologia.wordpress.com/2008/11/19/a-pintura-%E2%80%9Ca-criacao-de-adao%E2%80%9D-da-autoria-do-artista-renascentista-michelangelo-buonarroti-a-luz-do-pensamento-de-judith-butler/

2 comentários:

  1. Olha que bacana. Fico honrada com a referência do amigo aos blogs Arte Brasilis, uma coletânea das boas coisas que a web nos oferece. Nas quais incluo seu trabalho incansável de divulgação educativa e tecnológica. Viva !
    O Educatube já tá recheado de ótimas matérias! Parabéns, Zé Roig.
    Abraço,
    Vera
    Arte~Brasilis

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vera. Teus blogs são originalíssimos e fonte de referência sempre, não apenas na questão artística, mas educacional. Inclu[i outros vídeos acima, indicados no Arte Brasilis. Juita coisa boa. Sou ativista cultural, não tem jeito... O que mais adoro é divulga o trabalho dos outros, em conjunto com o meu, estabelecer conexões, links, pois a vida é intertextual em suas mais variadas facetas. Breve tenho novo projeto colaborativo que vais gostar. pretendo, depois do mestrado estabelecer, caso tenhas tempo e interesse também um projeto colaborativo, envolvendo literatura e arte. Tuas ilustrações são ótimas. Depois comento melhor por email. Um abraço, Zé.

    ResponderExcluir