quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vidas no Lixo


Fonte: Porta Curtas Petrobras
http://www.portacurtas.com.br/index.asp

O documentário Vidas no Lixo é uma indicação do Educa Tube - Parceiro Exibidor do Porta Curtas Petrobras.
Muitas vezes o educador precisa sondar a vida que leva seu aluno para entender o motivo de sua conduta escolar e rendimento em sala de aula.
Piaget, através do que intitulou de "método clínico", sugeria essa sondagem da criança para descobrir seus gostos, um pouco de sua personalidade para que em cima desses dados fossem propostas estratégias de abordagem. Evidentemente que tal estudo do professor, se com turmas pequenas ou médias, é possível. Porém, com turmas maiores, fica inviável. Mesmo assim, sem conhecer o cotidiano do aluno, quando fora da escola, não dá pra rotular alguém como aluno-problema sem tentar desvendar as verdadeiras causas desse comportamento.
Esse documentário é uma reflexão sobre a vida de crianças e jovens que podem ser ou já terem sido nossos alunos. Um audiovisual para ser visto e debatido por professores, alunos e comunidade escolar.
Um documentário que embora não seja um reality show é um show de realidade para o espectador, trazendo dados reais e situações complexas na voz dos próprios atores sociais, que vivem seu dia-a-dia longe dos refletores e câmeras, sem direito a premiações nem reconhecimento, mas que vivem a cada momento a vida real.

No documentário, Leandro da Silva Messias (18 anos), catador de lixo, que terminou 8ª. série, diz: "Só é feio não terminar os estudos, não batalhar por seus sonhos."

Vidas no Lixo

Gênero Documentário
Diretor Alexandre Stockler
Elenco Crisleide Carvalho de Mello, Graziele Carvalho de Paula, Leandro da Silva Messias

Ano 2008 | Duração 15 min | Cor Colorido | Bitola DVCam | País Brasil

Apresentação do Porta Curtas Petrobras:
Este curta faz parte do projeto Marco Universal. O filme mostra crianças e adolescentes que vivem do lixo. Enquanto reviram sacos de lixo pelas ruas e recolhem materiais úteis para vender a empresas de reciclagem, crianças - que se alimentam deste mesmo lixo - falam sobre suas vidas, suas famílias, seus sonhos e desejos de estudar, mas logo sua avassaladora realidade se impõe com a gravidez inesperada de uma menina de 14 anos.

Ficha Técnica:
Produção: A Exceção e a Regra Produções Artísticas Roteiro Alexandre Stockler Edição Alexandre Stockler Som Alexandre Stockler, Alberto Bandoni Neto Edição de som Fernando Henna Câmera Alexandre Stockler, Christiano Stockler Direção de produção Gisele Jordão Assistente de Direção Christiano Stockler Produção Executiva Alexandre Stockler, Christiano Stockler Finalização Túlio Galvão Realização A Exceção e a Regra Produções Artísticas Produção de Finalização Giovana Saad Produtor Associado TGV Produções Arte Ana Terra Capobianco, Sato Créditos Luciano Godói Curadoria Carla Esmeralda Assistência de Curadoria Alice Gomes

Festivais:
Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul 2008
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário