segunda-feira, 30 de março de 2015

"O tempo é senhor de delicadezas": Caminhando com Tim Tim




O vídeo acima, Caminhando com Tim Tim, foi indicação via Twitter da amiga Elenara Stein Leitão, arquiteta de Porto Alegre, RS, Brasil e editora do blog Arquitetando Ideias.
Trata-se de belíssimo curta-metragem, com texto, narração e toque de sanfona de Genifer Gerhardt e música original de Renatinho Muller, que conta a história do menino Valentim, que mora a duas quadras de sua avó e nessa pequena viagem é mostrado o ângulo de visão do menino, sem mostrar em nenhum momento o rosto dos adultos.
Como bem destaca Elenara, em sua postagem "O tempo é senhor da delicadeza": "O Tim Tim - também conhecido como Valentim - faz de sua caminhada diária uma aventura de descobertas. E não importa se vê as mesmas pessoas ou repete os mesmos rituais. Ao seu olhar de criança, cada momento é único (e é), cada caminhada é um rumo ao universo, cada encontro é mágico. Obrigada Tim Tim por me mostrar que realmente as nossas cidades são feitas de pessoas e momentos, que nunca devemos perder essa imensa vontade de viver a vida com a delicadeza e reverência infantil que ela merece".
Poético, estético, ético... Um exercício de colocar-se no lugar do outro, percebendo as dimensões do outro. Um pequeno dicionário do cotidiano e do imaginário infantil... Uma declaração de amor de uma mãe ao filho... Tudo tim tim por tim tim. ;-)
As pedras, as ruas, os passos, as casas... Os quatro encontros:
1º) Com seu João, morador de rua e flanelinha (as pessoas em sua dimensão humana, independente das adversidades e suas diversidades);
2º) Com Jorge, guardador de carros do restaurante da esquina (o outro lado da rua, a travessia do outro em sua direção);
3º) Com o homem do mercadinho e o seu gato malhado de preto e branco (o encontro com os animais);
4º) Com os três senhores do almoxarifado do Hospital, atravessando a rua.
Uma ideia tão simples e ao mesmo tempo tão imensa e intensa, de filmar uma pequena travessia entre duas ruas, duas casas, duas famílias, dois mundos...
O tempo é realmente o senhor das delicadezas, das descobertas e dos desafios intermináveis...
A aprendizagem da mãe com seu filho, "sobre os caminhos, caminhares e os destinos e que o chegar não é mais valorizado que a andança", como expresso no texto, e que remete a versos de Fernando Pessoa, e "que o encontro é precioso e necessário".

2 comentários:

  1. É lindo demais! Não me canso de ver, tem que compartilhar muito. Abraços e obrigada pelo lindo trabalho no blog que tanto nos ensina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Elenara por ter me indicado essa preciosidade de curta. Uma lindeza só que já vi umas 3 vezes. O blog é resultado dessas trocas e descobertas. Brigadão. Um abraço,

      Excluir