quinta-feira, 7 de maio de 2020

Mensagem aos meus amigos que são pais: "Educação não é uma produção da Netflix!"




O vídeo acima, Mensagem aos meus amigos que são pais, que recebi pelo grupo de WhatsApp da escola onde trabalho e que considero muito relevante no momento atual, de isolamento e distanciamento social.
De fato, os vídeos dos professores, em plena pandemia, sem o devido tempo para adaptação e formação, podem até ser amadores, e não se comparam às superproduções de Hollywood ou da Netflix. Mas são amadoras também, pois todo professor ama o que faz. Se dedicam de corpo e alma ao seu fazer pedagógico, selecionando material, seja em feriado, férias ou períodos como esse excepcionais. Professor está 24 horas pensando em educação, vendo vídeos, filmes, livros e fazendo adaptações para seu conteúdo programático e curricular. Professor é um ator social, e é amador, pois no palco da vida ele deseja que o aluno brilhe mais do que ele.
Educação não é nem nunca será uma produção da Netflix, pois o sentido de educar é diferente do apenas entreter. Não se pode confundir lazer com fazer pedagógico, embora ambos requeiram roteiro, planejamento, ensaio, foco, ângulo, perspectiva, interação com o elenco e o público e muito mais.
Um vídeo para que aqueles que não conhecem a prática escolar possam ter a dimensão do que consiste ser professor, que vai muito além de dias letivos e horas aulas anuais, pois requerem estudo, qualificação, capacitação continuada, metodologia, didática, empatia, criatividade, autonomia e outras coisas mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário