sábado, 9 de fevereiro de 2013

Oversharing. Até onde vamos com o excesso de compartilhamento?



O video acima, Oversharing. Até onde vamos com o excesso de compartilhamento?, trata-se de palestra de Rosana Hermann, jornalista de São Paulo, SP, Brasil, editora do blog Querido Leitor, durante o Campus Party Brasil 2013, e foi indicação da colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial e coordenadora pedagógica da APAE de Curitibanos, SC, Brasil, editora do blog Sobre Educação.
O termo oversharing (excesso de compartilhamentos, tradução livre do Educa Tube) serve de guia para a esclarecedora e divertida fala de Rosana Hermann, que deveria ser compartilhada com a comunidade escolar, para tratar e debater temas como privacidade e superexposição, valores e limites, cuidados sobre informações que podem ou devem ser evitadas nas redes sociais.
Quando Rosana contou da publicação de uma edição especial de uma determinada revista com a vida completa de certa pessoa, a partir de fotos e dados que a mesma publicou no mundo virtual, lembrei de postagem (link abaixo) publicada no Educa Tube, sobre vídeo em que suposto vidente descobria muitas coisas de pessoas, a partir do que elas publicavam nas redes sociais. Vejam abaixo, pois é curioso, surpreendente e relevante, sob ponto de vista tecnológico, educacional e social.

A MAGIA DA TECNOLOGIA: alerta sobre informações expostas na internet

Interessante a forma divertida que Rosana apresenta um tema complexo e polêmico, amparada em boas imagens e ótimas pitadas de humor, tornando a apresentação, como um todo, descontraída e didática. Gostei muito de conceitos como "pessoas sem filtro", que justamente não filtram as informações que repassam, do "paparazzis" de si mesmos, da identidade virtual... E principalmente do breve debate que se fez após a palestra, com perguntas dos presentes. Um deles perguntou a Rosana se não havia um comportamento infantil nas redes sociais, diante de um brinquedo novo... Rosana confirmou dizendo que ainda estamos na primeira infância do comportamento em rede social... Outro indagou se a internet cria ou potencializa comportamento humano, e ela disse que legitima. Enfim, um bom material para fazer também este debate no ambiente escolar.
Abaixo, link para outras palestras no Campus Party, através de seu canal de vídeos no You Tube:

CAMPUS PARTY - VÍDEOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário