terça-feira, 5 de abril de 2016

Ludo Educativo (Atomística): Jogo online e gratuito ensina Química por meio de desafios




A imagem acima LUDO EDUCATIVO (ATOMÍSTICA), descobri na rede social, através do perfil no Twitter da Revista Carta na Educação e trata-se de jogo online que ensina Química por meio de desafios, facilitando o entendimento do conteúdo de atomística da disciplina.
Conforme matéria da referida revista educacional:

"Contendo 200 questões de múltipla escolha sobre o campo da atomística, o jogo gratuito facilita a fixação do conteúdo previsto no currículo escolar do Ensino Médio.
A dinâmica do jogo é bastante simples. As casas amarelas do tabuleiro possuem perguntas que o internauta deve responder para avançar.
Cada questão respondida corretamente equivale a cinco pontos e a cada resposta errada um ponto é descontado. O objetivo é chegar ao final do percurso com o maior número de pontos possível.
O professor, por sua vez, pode acompanhar o desempenho de seus alunos tendo acesso ao ranking das turmas e a performance individual de cada estudante.
O projeto é fruto do trabalho de mestrado “Aplicação do Jogo Ludo Atomística no Ensino de Química”, de Marcelo Fernandes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizado no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP"
.
Para acessar ao jogo, basta clicar no link abaixo, bastando inserir conta de e-mail e preencher alguns dados para pesquisa:

LUDO EDUCATIVO (ATOMÍSTICA)

O Educa Tube Brasil testou o jogo e recomenda, apesar de não ser especialista em Química e em Exatas, mas em Letras e Humanas. :-)
Vejam também, a seguir, link para o portal QUÍMICA 3D, que reúne animações tridimensionais, a fim de facilitar a compreensão 
de reações e fórmulas moleculares, para tornar mais dinâmico o ensino da disciplina:

QUÍMICA 3D - PORTAL EDUCACIONAL - ANIMAÇÕES TRIDIMENSIONAIS

Por fim, o Educa Tube Brasil recomenda a página da revista CARTA NA ESCOLA, sempre com matperias relevantes sobre Educação:

REVISTA CARTA NA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário