segunda-feira, 15 de setembro de 2025
A ganha-pão: a Diadorim do Grande Afeganistão: Veredas? [cinema, animação, literatura e sociedade]
A bela e comovente animação A GANHA-PÃO [Breadwinner], nomeada ao Oscar de melhor filme de animação de 2018, foi indicação de meu aluno Miguel Motta que consegui localizar nos serviços de streaming [Prime e Netflix] que conta a história de Parvana, uma menina afegã de 11 anos que ao ver o pai ser preso pela regime Talibã, passa a se vestir e fingir ser menino para poder andar nas ruas e tentar salvar o pai, já que o regime totalitário não permite que mulheres possam andar sozinhas pela rua sem a companhia masculina. Recomendo também resenha logo a seguir:
Enfim, a narrativa de 2018 é ambientada no Afeganistão de 2001 e demonstra a força de Parvana, vivendo num mundo dominado pelos homens, algo que imediatamente me remeteu a Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa e sua personagem Diadorim, uma mulher que se traveste de homem para ser aceita no bando de Riobaldo que luta contra o de Hermógenes em pleno sertão mineiro. Uma mulher que para ser aceita num mundo masculino precisa negar sua identidade. Vide cenas logo abaixo de série de TV adaptada do clássico da literatura brasileira:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário