domingo, 7 de setembro de 2025

O outro lado: curta-metragem distópico como metáfora para a hiperconexão com as redes sociais digitais e a imersão no mundo dito real




O vídeo The Other Side [O Outro Lado], com direção de John Devries é um curta-mentragem de ficção científica e thriller dispótipo que mostra um futuro em que facções dominam o planeta, numa batlaha pela sobreviência até que ambos, num prédio abandonado, dois rivais, um homem e uma mulher, encontram uma porta que se transforma num portal para outra dimensão onde é possível ter um contato coma natureza de um mundo perdido.
Mal comparando, pode-se estabelecer uma metáfora das redes digitais sociais e as pessoas divididas entre facções que travam uma batalha de narrativas, cada qual em sua bolha, muitas vezes distantes da realidade local, presos aos algoritmos e às fake news.
Um curta premiado que me fez relembrar máxima do artista plástico da cultura pop Andy Warhol que declarou nos anos 70 de que "No futuro, todos teria,m seus 15 minutos de fama", inspirado no poder da televisão, transformando a sociedade no que Marshall McLuhan definiu como "aldeia global". Hoje, vivemos numa aldeia digital, e parece que num futuro, de tamanha exposição diária e constante, todos teremos nossos 15 minutos de privacidade, sem tanta conexão aos meios digitais. Quem sabe, como no curta, as crianlas e jovens possam sair de suas realidades paralelas de seus queartos vidrados diante de telas e portais digitais e retornem a práticas de lazer em parques, praças e locais públicos, como era feito antes da hiperconexão prioporcionada pelas chamadas Big Techs.
Em alguns momentos, a sensação é de estarmos vivendo num mundo distópico, numa Matrix ou Caverna de Platão 5.0. E promover uma imersão ao mundo real é mais que uma questão de saúde mental, mas de necessidade humana. Poder conviver com a natureza, como fazem as personagens do curta, caminhando por floresta, mergulhando no mar, respirando o ar puro...
Como diz uma das personagens, quase no final do curta-mentragem: "Não somos tão doferentes assim". E de fato, despressurizados das redes digitais, dos discursos de ódio, dos algoritmos e das fake news, podemos ver que temos coisas mais em comum do que diferenças no plano concreto, muitos sendo alienados, desinformados, manipulados por informações que não conferem com a realidade.
Um audiovisual para promover reflexão, debate, interpretação de texto e escrita criativa ao final.
Ativem as legendas e tradução nos ícones da janela de exibição do YouTube, no canto inferior direito da tela.


Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário