terça-feira, 25 de novembro de 2025
Como incentivar a leitura de livros e a visualização de filmes, a partir de cena emblemática de O Sorriso de Monalisa
Esta postagem tem como objetivo ser uma provocação artística, filosófica, literária, cinematográfica e cultural, a partir de cena do belo e inspirador filme O SORRISSO DE MONALISA que, de certa forma, lembra e muito ao SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS, numa versão para o universo feminino. Se em "Sociedade dos Poetas Mortos" o professor fictício John Keating, ex-aluno que retorno à sua escola conservadora e tradicional como professor de literatura com um método inovador; em O Sorriso de Monalisa a professora Katherina Watson chega à escola para moças que as prepara para vida de belas, recatadas e do lar, causando igualmente profundas transformações em suas alunas. Dois professores fictícios inspiradores que incentivam seus alunos a ler livros de arte e de literatura.
No mundo real, como incentivar jovens a ler livros e ver filmes? Talvez, mostrando fragmentos dos primeiros e algumas cenas dos segundos, despertando neles o interesse, em pequenas doses, homeopáticas, pedagógicas, filosóficas, poéticas. Como essa breve aula sobre estética em O Sorriso de Monalisa, discutindo valores, limites e formas de apreciar a arte. Afinal, nem sempre se tem tempo suficiente para mostrar todo um livro, ou um filme, mas estimular a curiosidade, o interesse de jovens trazendo passagens dos referidos pode surtir bons efeitos.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário