domingo, 30 de novembro de 2025
Lar das minhas memórias: curta-metragem de animação mexicano que retrata as descobertas de um menino por meio da experiência do avô
A bela e comovente animação mexicana "Home of my memories" [Lar das minhas memórias, tradução livre], com direçãod e Javier Mendéz Lafon, encontrei por acaso nos vídeos correlatos de outro curta-metragem de animação e me despertou o interesse, pois, segundo a sinopse, o curta levou sete anos para ser produzido e retrata "Um menino descobre a sua paixão através da experiência do seu avô, e todos esses ensinamentos ganham vida de uma forma verdadeiramente maravilhosa".
De certa forma, a memória é nossa pequena máquina do tempo que podemos viajar por nossas lembranças ou pelas recordações dos entes queridos, familiares, amigos, vizinhos. Somos todos viajantes do tempo, vivenciando uma experiência humana, e o que deixarmos de legado para as próximas gerações, por meio de todo tipo de produção textual, escrita, gravada, pintada, esculpida, falada etc, é fundamental. Registramos nossas memórias para fugir do esquecimento, desde os tempos das cavernas.
A memória é como aquele pequeno moinho na maquete construída pelo avô com auxílio de seu neto. Transferimos de geração a geração nossos valores. Assim ocorre com o professor veterano recebendo o professor novato numa escola, fazendo girar as pás daquele moinho imaginário, chamado Educação, por meio do rio do conhecimento e da experiência.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário