sábado, 7 de junho de 2014

Genética, ciência e sociedade: uma resposta exemplar a uma pergunta presunçosa




O vídeo acima Pergunte sobre genética a Neil DeGrasse Tyson, descobri de forma indireta, via Twitter da colega e amiga Ana Beatriz Gomes, educadora de Pernambuco, residindo atualmente na cidade do Porto, Portugal.
Trata-se de vídeo - divulgado pelo portal SocialFly - que mostra a resposta espirituosa, inteligente e exemplar de Neil De Grasse Tyson, brilhante astro físico da atualidade, em resposta a pergunta considerada presunçosa, feita por Lawrence Summers, ex-presidente da Universidade de Harvard (EUA), durante Conferência de Ciência, que sugere [supostas] "diferenças genéticas explicariam o fato de haver bem menos mulheres no campo da ciência do que homens".
A resposta da Tyson é brilhante como sua carreira e merece ser vista, divulgada e debatida no ambiente escolar, pois mostra como podemos rebater críticas e perguntas despropositais, utilizando nossa experiência de vida, nosso conhecimento prático, de forma didática e esclarecedora, sem precisar perder a classe, tampouco o bom humor. Uma grande lição de vida.
O Educa Tube adorou a expressão utilizada por Tyson: "(...) fora do paradigma de expectativas", um belo e irônico eufemismo para criticar a postura de algumas pessoas que rotulam umas às outras, e que colocam mulheres e negros como estereótipos, devendo ter uma papel inferior na sociedade, fruto de uma suposta e infeliz ideia de genética, quando na verdade, sabemos bem, que é resultado de uma cultura machista, racista, preconceituosa e discriminadora, muitas vezes, que impede a ascensão social por conta de sexo, cor da pele e outras coisas mais...
Um ótimo material para reflexão e debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário