sábado, 19 de fevereiro de 2022

MOVÍ: o jogo de tabuleiro colaborativo sobre a presença indígena nos diferentes territórios [história, memória, sociologia, arte, cultura etc]




O vídeo acima, MOVÍ: o jogo dos territórios indígenas, descobri através de indicação indireta no Twitter da amiga virtual Milena, de Maceió, Alagoas, Brasil, e, como o nome indica, trata-se de "um jogo de tabuleiro colaborativo que busca refletir sobre a presença indígena nos diferentes territórios". Algo incrível para aulas de sociologia, história, geografia etc.
Ainda, conforme apresentação do mesmo no YouTube: "Ele também pode ser uma boa ferramenta para professoras e professores indígenas discutirem questões identitárias e relação com a sociedade não indígena".
Aprender jogando, jogar ensinando, aprender e ensinar "brincando", pois o brinquedo é uma coisa séria e faz parte da cultura humana, desde os primórdios.
No link abaixo, é possível acessar tabuleiros, cartas e personagens [em PDF para baixar], além do manual de instruções do jogo que envovle história, memória, arte, cultura e cidadania.

MOVÍ: O JOGO DOS TERRITÓRIOS INDÍGENAS

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário