sábado, 15 de abril de 2023

Cinema, música e educação: repertórios socioculturais "Star Wars" na Redação para o ENEM [textos e contextos]




O vídeo acima, JOVEN TOCA CANCION DE STAR WARS MIENTRAS PASAN POLICIAS, encontrei no Tik Tok e depois procurei no YouTube para trazê-lo para este blog educacional, como uma breve reflexão sobre os repertóricos socioculturais e sua importância parava Redação dissertativa-argumentativa para o ENEM [Exame Nacional do Emsino Médio brasileiro].
Ao ver pela primeira vez, automaticamente lembrei que esse audiovisual poderia ser utilizado em uma aula de Produção textual para tratar de texto e contexto numa redação, a partir de um repertório sociocultural. Repertório é justamente a bagagem de experiências que alguém tem, e quando sociocultural, é que pode ser utilizado dentro de uma abordagem redacional, relacionando-o ao tema, ao assunto destacado pelo enunciado.
O jovem músico, ao ver a passagem daqueles policiais uniformizados, deve ter associado automaticamente à sua memória cinematográfia, seu repertório cultural, dando a ele uma roupagem social, ou seja, procurando estabelecer uma relação entre o cinema e a realidade, entre a "stormtrooper" da série cinematográfia Star Wars [Guerra nas Estrelas] ao cotidiano daquele momento, tocando o tema musical. Uma tropa de choque e uma stormtrooper, são semelhantes. E ao tocar o tema do filme, ficou mais evidente essa relação, embora os unformes sejam em tons diversos [no cinema prevalece o branco, no mundo chamado real, o tom escuro].
Assim deve agir o alunos, o concurseiro, o candidato a uma vaga no Ensino Oúblico brasileiro, mediante o ENEM, procurando trazer sua bagagem [repertório] cultural [livros, filmes, séries, músicas, etc] em diálogo com o tema proposto, como fez o trompetista, no vídeo em questão. Fazer comparações diretas [analogias, citações] ou indiretas [metáforas, metonímias, alusões].
A intertextualidade [diálogo entre textos] é um dos elementos que mais qualifica um texto, pois procura contextualizar algo, relacionando a um tempo e espaço diverso, real ou imiaginário, para depois estabelecer as relações entre passado e presente, causa e consequência, se valendo de metáforas, simbologias, analogias, alusões, citações etc.
Quando maior bagagem cultural associada à sociedade de seu tempo, melhor será o resultado de um texto que se pretende ser analítico, crítico e propositivo, como a Redação do ENEM, que requer que o aluno saiba relacionar as diversas áreas do conhecimento ao assunto que sempre traz uma problemática a ser avbordada, analisada e que contenha uma intervenção [uma proposta de solução].
Todo texto precisa refletir o contexto em que está inserido, e saber contextualizar os dados e fatos é fundamental.
A apresentação logo abaixo, feita no Conservatório de Moscou [R[ussia] é outro exemplo de criatividade, relacionando o imaginário do cinema a música, adicionando outros recursos visuais, como telão com cenas da saga espacial.



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário